Política

Usuários do SUS recebem cadeiras de roda e aparelhos auditivos

15/01/2025
Usuários do SUS recebem cadeiras de roda e aparelhos auditivos

Representantes da Secretaria de Saúde de Maceió participaram, na manhã desta quarta-feira (15), do lançamento do projeto Saúde Inclusiva, da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal). A iniciativa beneficia quase 300 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 200 com cadeiras de rodas e 96 com aparelhos auditivos. 

O vice-prefeito e secretário de infraestrutura saudou os presentes e destacou a importância da iniciativa para a inclusão. “Sinto-me feliz por ter trabalhado para mudar a realidade dessas pessoas e tenho muito orgulho de fazer essa entrega hoje para esses pacientes e seus familiares”, pontua Rodrigo Cunha. 

A subsecretaria de Atenção Primária da SMS destaca que o projeto vai ajudar aos usuários que mais precisam. “Estamos felizes em promover o bem-estar, a acessibilidade e a inclusão social para pessoas com deficiência. Com essa entrega, vamos reduzir a demanda reprimida por esses equipamentos para a nossa população”, afirma Roberta Borges. 

Vice-prefeito destaca iclusão durante a entrega dos equipamentos. Foto: Beto Macário/ Secom Maceió
Vice-prefeito destaca iclusão durante a entrega dos equipamentos. Foto: Beto Macário/ Secom Maceió

A presidente da Adefal ressaltou a relevância da iniciativa para a instituição. “É angustiante ver nossos pacientes enfrentarem uma longa espera para receber algo tão essencial como um aparelho auditivo. Essa emenda veio em um momento muito oportuno, permitindo priorizarmos a redução da nossa demanda reprimida”, frisa Graça Dias.

Benedita Germano foi uma das usuárias da Adefal que recebeu um aparelho auditivo. “Agradeço primeiro a Deus e depois a todos que tornaram isso possível. Estou muito feliz com essa entrega, vai mudar muito e pra melhor a minha vida”, revela.

O projeto é fruto de uma emenda do então senador e atual vice-prefeito de Maceió, Rodrigo Cunha. A iniciativa contribui com a redução de 50% da demanda reprimida de órteses e próteses da instituição.