Política

Parlamentares lamentam falecimento de Benedito de Lira; Legislativo decreta luto oficial

Comunicação/ALE 14/01/2025
Parlamentares lamentam falecimento de Benedito de Lira; Legislativo decreta luto oficial

Durante sessão extraordinária realizada na tarde desta terça-feira, 14, o Poder Legislativo decretou luto oficial em virtude do falecimento de Benedito de Lira, ocorrido na manhã de hoje. Prefeito reeleito da Barra de São Miguel, Lira exerceu mandatos como vereador por Junqueiro e Maceió, foi deputado federal em três legislaturas e senador da República. Na Assembleia Legislativa, exerceu três mandatos e presidiu a Casa por duas vezes.

Os parlamentares também aprovaram uma Moção de Pesar, proposta pelo deputado Fernando Pereira (PP). Presidente interino da Assembleia, o deputado Bruno Toledo (MDB) se solidarizou com os familiares e amigos de Benedito de Lira. "O prefeito Biu, senador, deputado federal, deputado estadual que presidiu esta Casa, inclusive, certamente deixa um vazio enorme na política alagoana. Um homem que, por onde passou, deixou sua marca de coisas boas, de fazer o bem, um homem trabalhador", disse Toledo.

O deputado Inácio Loiola (MDB) fez uma breve biografia e afirmou que Alagoas deve muito ao homem público que foi Benedito de Lira. "Um homem que sempre batalhou em defesa dos interesses das alagoanas e dos alagoanos. Os ensinamentos, sua luta e sua determinação pelo estado de Alagoas, com certeza, não serão sepultados", concluiu Loiola.

O deputado Francisco Tenório (PP) também aderiu à moção de pesar. "Benedito de Lira exerceu todos esses cargos públicos, assim como também assumiu o governo do estado de Alagoas quando era presidente deste Poder Legislativo. Tive o prazer de ser deputado federal com ele e, juntos, trabalhamos por Alagoas", afirmou o parlamentar, dizendo ter sido testemunha da disposição e do gosto pelo trabalho de Benedito de Lira. "Ele possuía muita capacidade para buscar recursos, emendas e defender o estado de Alagoas", encerrou ele, também desejando condolências aos familiares.

Outro que lamentou o falecimento foi o deputado Doutor Wanderley (MDB). "Benedito de Lira fez parte da Mesa Administrativa que foi fundamental para a organização da Santa Casa. Apesar de não estarmos no mesmo lado da política, sempre mantive uma relação afetuosa e de respeito com ele", destacou Wanderley.

A deputada Rose Davino (PP) também lamentou a perda de seu "eterno senador". "Estou muito triste, porque tive a companhia e o incentivo dele na minha trajetória como deputada, na campanha, no processo eleitoral. Hoje, com muita tristeza, presto uma homenagem ao senador, cuja partida deixa um vazio em nossos corações", lamentou a parlamentar. Apesar do momento de dor, a deputada lembrou ser fundamental reconhecer o legado e as inúmeras contribuições que Benedito de Lira deixou para o nosso estado. "Ele foi mais do que um político, um verdadeiro líder e defensor dos interesses do nosso estado. Seu compromisso com a saúde e o bem-estar da população alagoana foi exemplar, e suas iniciativas transformaram vidas", concluiu Davino.