Alagoas

Secretaria de Educação desenvolve plano para reestruturação do ensino médio até 2027

Manuella Nobre e Ana Paula Lins / Ascom Seduc 11/01/2025
Secretaria de Educação desenvolve plano para reestruturação do ensino médio até 2027
Plano segue diretrizes do Ministério da Educação - Foto: Alexandre Teixeira / Ascom Seduc

A Secretaria de Educação do Estado de Alagoas (Seduc) já tem um plano de ação preparado para atender às mudanças previstas na Reestruturação no Ensino Médio até 2027. As mudanças seguem as diretrizes da Lei nº 14.945/2024, que instituiu a Política Nacional do Ensino Médio, e ocorrerão de forma escalonada, visando garantir o aprimoramento com a qualidade e a organização necessária a esta etapa educacional.

 

Entre as mudanças significativas, destaca-se o aumento da carga horária da formação geral básica, que passa de um máximo de 1.800 horas para, pelo menos, 2.400 horas ao longo dos três anos. Além disso, o itinerário formativo de aprofundamento terá carga horária a partir de 600 horas, apoiando o aprofundamento nas áreas de conhecimento e a oferta de educação profissional.

 

De acordo com o superintendente do Desenvolvimento do Ensino Médio da Seduc, Ricardo Lisboa, a reformulação foi influenciada por contribuições coletadas em escutas realizadas pelo Ministério da Educação (MEC) desde 2023.

 

“A nova estrutura propõe três possibilidades de itinerários formativos para aprofundamento nas áreas de conhecimento, com foco em metodologias ativas e projetos integradores: Matemática e Ciências da Natureza; Linguagens e Ciências Sociais; Educação Profissional, que serão ofertadas como itinerário formativo em todas as escolas de tempo integral. Em 2025, pelo menos uma das turmas do 1º ano do Ensino Médio da Rede contará com essa opção, em continuidade à oferta iniciada em 2024”, explica.

 


Ele informou ainda que a Seduc já disponibilizou as matrizes curriculares para 2025 e fornecerá cadernos específicos para cada ano, auxiliando na implementação dos itinerários formativos. Além disso, promoverá formação continuada aos professores da rede estadual, garantindo suporte necessário às novas demandas pedagógicas.

 


Ensino Médio Noturno

 


Ainda de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Ensino Médio, instituída pelo Governo Federal em julho de 2024, os estados devem manter pelo menos uma escola da rede pública com oferta de Ensino Médio Regular Noturno em cada município, desde que haja demanda.

 

Alagoas também já cumpre esta determinação e, na rede estadual de ensino, em 2025, 40 escolas oferecerão o Ensino Médio Noturno nos municípios de Maceió, Paripueira, Pilar, Campo Alegre, Coruripe, São Miguel dos Campos, Teotônio Vilela, Estrela de Alagoas, Minador do Negrão, Cacimbinhas, Igaci, Tanque D’Arca, Atalaia, Coité do Noia, Girau do Ponciano, Traipu, Carneiros, Olho d’Água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Poço das Trincheiras, Maravilha, Santana do Ipanema, União dos Palmares, São José da Tapera, Olho d’Água Grande, Porto Real do Colégio, Japaratinga, São Miguel dos Milagres, Barra de Santo Antônio, Canapi, Inhapi, Messias, Novo Lino e Coqueiro Seco.