Alagoas
Nossa Praia: Parceria entre projeto do IMA e Corpo de Bombeiros reforça segurança e conscientização no verão
A chegada do verão aumenta o fluxo de turistas e locais na costa alagoana. Por isso, o Projeto Nossa Praia, desenvolvido pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), uniu forças com o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) para garantir a segurança dos banhistas e ampliar ações de sensibilização ambiental.
Essa parceria inclui orientações sobre o descarte correto dos resíduos no ambiente costeiro, além da manutenção dos sacos plásticos dos totens dispostos em pontos de salva-vidas, localizados nas praias da Jatiúca e Jacarecica, ao lado dos postos do Corpo de Bombeiros.
De acordo com Pedro Normande, superintendente de Preservação Ambiental do IMA/AL, a colaboração com parceiros é fundamental para contribuir com o Projeto Nossa Praia e fomentar boas práticas ambientais.
"Um dos nossos parceiros é o Corpo de Bombeiros de Alagoas, com quem trabalhamos na instalação de placas nos pontos de atendimento. Além disso, eles desempenham um papel fundamental na preservação ambiental. Juntos, atuamos na proteção do meio ambiente e na conscientização da população sobre a importância dessa causa", explica o superintendente do IMA.
Vale ressaltar que o descarte inadequado de lixo nas praias causa danos ao meio ambiente e à saúde pública. Plásticos e outros materiais poluem o mar e ameaçam a fauna marinha. Além do mais, esses materiais podem comprometer a qualidade da água e afetar a saúde dos banhistas. Por isso, é essencial adotar práticas sustentáveis e implementar ações eficazes para combater o descarte incorreto.
“O IMA distribui esses sacos plásticos nos totens para que as pessoas descartem corretamente o lixo. É um trabalho importante, inclusive para nos ajudar, porque acompanhamos pessoas que se ferem em razão dos objetos cortantes jogados na faixa de areia da praia ou no calçadão. Então é mais uma forma de prevenção que a gente tem com essa parceria”, disse João Andrade, sargento do Corpo de Bombeiros de Alagoas.
Com essa integração, a expectativa é que os números de incidentes ocasionados em função do descarte incorreto de resíduos nas praias diminuam. Além disso, é esperado que haja um maior respeito e cuidado com os ambientes marinhos, tornando mais seguro e sustentável o verão em Alagoas.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3'TIA' SEM FORÇAS
Luisa Duarte reforça domínio do ex-"imperador" com novas nomeações e continuidade do passado: Nomes na SMTT e Guarda Municipal são mantidos
-
4SEPULTAMENTO
Será sepultado nesta sexta em Maceió corpo da médica alagoana morta em incêndio na Tailândia
-
5DEFINIDO
Decreto decide feriados e pontos facultativos para 2025 em Palmeira dos Índios