Internacional
Administrador do canal do Panamá defende soberania panamenha e rebate intenção de Trump
O administrador do Canal do Panamá, Ricaurte Vásquez disse que a hidrovia permanecerá nas mãos dos panamenhos e aberta ao comércio de todos os países, rejeitando as alegações do presidente eleito americano, Donald Trump, de que os Estados Unidos deveriam assumi-la.
"Não há nenhuma base para esse tipo de esperança. Essa é a única coisa que posso dizer", enfatizou ao descartar a intenção de Trump de tomar o controle do canal, que até considerou o uso do poder militar para a anexação.
Em uma entrevista, o representante negou as alegações do republicano de que a China estaria controlando as operações no local e disse que as empresas chinesas que operam nos portos fazem parte de um consórcio de Hong Kong que venceu um processo de licitação em 1997. Segundo Vásquez, empresas dos EUA e de Taiwan também estão operando outros portos ao longo do Canal do Panamá.
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2BRICS
Caminho sem volta: BRICS impulsionou desdolarização do mercado mundial, opina analista
-
3VERGONHA EM PALMEIRA
Crise no Futebol: Prefeitura intensifica represálias contra CSE e “administrador de estádio” sem portaria de nomeação proíbe treinos noturnos
-
4GRANDE LÍDER
Luto: Alagoas dá adeus a Benedito de Lira
-
5O VICE
Vice-prefeito Henrique Alves Pinto (PP) assume a prefeitura da Barra de São Miguel