Alagoas
Seprev forma em curso técnico mais uma turma de adolescentes do sistema socioeducativo
Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Unidade de Internação Masculina Extensão (UIME A/B) concluíram, nesta sexta-feira (10), o curso de Eletricista Instalador Predial e receberam certificados de reconhecimento nacional. A iniciativa da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) visa oferecer novas perspectivas de futuro para esse público, reduzindo as chances de reincidência em atos infracionais.
Para um dos concluintes, de 17 anos, a certificação representa mais do que o encerramento de um curso, simboliza o começo de uma nova vida. “É uma porta aberta para novas oportunidades. Aqui temos a chance de nos preparar para o futuro e desenvolver habilidades que vão nos ajudar a seguir em frente de cabeça erguida”, comentou o adolescente.
A qualificação profissional é oferecida pela Seprev por meio de contrato com o Senai e o Senac Alagoas, instituições de referência na formação de profissionais para o mercado de trabalho. As modalidades são escolhidas estrategicamente para que os adolescentes, após concluírem a medida, possam ingressar no emprego formal, com carteira assinada e direitos garantidos, ou empreender, abrindo o próprio negócio.
Segundo o superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev, Daniel Alcântara, a profissionalização desempenha um papel fundamental na construção de oportunidades e na promoção de novas trajetórias para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.
“O Governo do Estado tem se empenhado na busca por alternativas concretas para esses jovens, reforçando que educação e qualificação profissional são fundamentais na prevenção da violência e na reinserção social. Através da qualificação profissional, estamos oferecendo a esses jovens uma segunda chance para a construção de um futuro melhor”, destacou o superintendente.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
3DEFINIDO
Decreto decide feriados e pontos facultativos para 2025 em Palmeira dos Índios
-
4ARAPIRACA
Garota de programa é vítima de agressão por cliente e encontrada ferida em Arapiraca
-
5NAS REDES SOCIAIS
Juíza emérita Sônia Beltrão critica subserviência de Luisa Duarte ao ex-"imperador"