Política
Em três anos consecutivos Maceió não registra mortes no período chuvoso
Desde 2022, a capital alagoana não registra acidentes fatais no período chuvoso, sem a ocorrência de mortes por desabamento de imóveis, alagamentos, inundações e deslizamentos de solo. O trabalho preventivo e a conscientização da população diminuem os riscos e danos para a população.
A preservação de vidas é o principal objetivo do trabalho preventivo executado pela Defesa Civil Municipal, em conjunto com os demais órgãos e secretarias do Sistema de Defesa Civil da Prefeitura de Maceió.
As ações de prevenção estão descritas no Previne Maceió, que é o Plano Municipal de enfrentamento ao período chuvoso que, já está em sua quarta edição para o ano de 2025.
“Quando cheguei à Defesa Civil de Maceió, em 2021, reuni nosso corpo técnico para criar este plano, para entregar aos maceioenses uma cidade mais segura, principalmente para aqueles que residem nas áreas de risco da capital”, explica o coordenador-geral da Defesa Civil Municipal, Abelardo Nobre.
O plano inclui ações preventivas que são executadas por cada secretaria, antes mesmo do início do período chuvoso. Entre as iniciativas está a limpeza de galerias de águas pluviais, a desobstrução de canais e a retirada de lixo descartado de forma irregular, o que contribui para o melhor escoamento das chuvas e evita pontos de alagamentos.
Outra ação que trouxe resultados positivos foi a aplicação de lonas em barreiras, sendo a maioria instaladas em grotas, que normalmente estão bem próximas a residências. Em 2024, foram aplicados 36.840 m² de lonas, em 182 pontos diferentes.
“Durante os últimos quatro anos, em todos os prontos de Maceió que fizemos a aplicação da lona, não houve deslizamentos de massa, o que comprova a eficácia dessa ação e proporciona um ambiente mais seguro para os moradores dessas regiões de maior vulnerabilidade social”, ressalta o diretor operacional da Defesa Civil Municipal, Matheus Montenegro.
Período chuvoso
Com a mudança climática, os períodos chuvosos foram bastante intensos em Maceió nos últimos quatro anos, principalmente entre os meses de abril a agosto. A capital alagoana registrou, respectivamente, entre os anos de 2021 a 2024, 1.911,2; 1.175; 1.394,8 e 1.437 milímetros de chuvas.
“Com a cidade mais preparada para receber essas chuvas, os danos foram sendo menores, tanto o número de ocorrências, quanto de desalojados ou desabrigados”, explica o coordenador-geral da Defesa Civil Municipal, Abelardo Nobre.
De janeiro a novembro de 2024, a Defesa Civil Municipal, por meio da Diretoria Social, executou 32 encaminhamentos para o auxílio aluguel e 25 para o programa de habitação popular da Prefeitura de Maceió.
Com 30 encostas que receberam obras de proteção e contenção, o número de deslizamentos também reduziu de forma considerável. Em 2021, os deslizamentos chegaram a 452, enquanto em 2024 foram somente 124 registros.
“Com o Previne Maceió e as demais obras realizadas pelas diversas secretarias do Município, estamos construindo e formando uma Maceió cada vez mais segura para proteger a vida das pessoas”, enfatiza Abelardo Nobre.
Mais lidas
-
1CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
2ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
3MACEIÓ
Prefeitura de Maceió amplia quadro de servidores e valoriza profissionais da Educação
-
4AGRESSÃO
Mulher é atacada a golpes de facão por ex-companheiro em Palmeira dos Índios
-
5EVENTO
Fernanda Torres vai com o filho Antonio ao Festival de Veneza: 'Andiamo', escreveu ela