Esportes
Navio naufragado de 1.500 anos é descoberto na costa da Turquia com 10 mil peças de cerâmica (FOTOS)
Um navio naufragado do final do século V d.C. transportando uma carga foi descoberto na costa de Ayvalik, no oeste da Turquia.
Durante os trabalhos de exploração do local por veículos submersíveis robóticos foram encontradas cerca de 10 mil peças de cerâmica, na sua maioria pratos. Trata-se de uma das maiores descobertas arqueológicas de louça já feita nos mares Egeu e Mediterrâneo, avança The History Blog.
A carga e a embarcação estão em excelente estado, bem preservados, a uma profundidade de quase 43 metros. O navio tinha cerca de 15 metros de comprimento, nove metros de largura e provavelmente tinha partido do norte da África ou do Chipre. Estava a caminho de Constantinopla quando afundou em uma tempestade no mar Egeu.
Os pratos que transportava são notáveis por sua qualidade e variedade, bem como a sua quantidade. Há modelos de cinco ou seis formas diferentes. Também foi achado um pequeno número de ânforas.
O mapeamento do patrimônio cultural subaquático da região de Ayvalik foi realizado sob a supervisão do professor Harun Ozdas, diretor do Centro de Pesquisa Subaquática (SUDEMER) da Universidade Dokuz Eylul, com permissão do Ministério da Cultura e Turismo da Turquia.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
2CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
3DEFINIDO
Decreto decide feriados e pontos facultativos para 2025 em Palmeira dos Índios
-
4FEMINICÍDIO
Preso policial suspeito de matar feirante em hotel de Palmeira dos Índios
-
5FISCALIZAÇÃO OU CHANTAGEM POLÍTICA?
Vereadores mudam postura e pedem investigação sobre o IGPS em sessão extraordinária da Câmara de Palmeira dos Índios