Internacional
Geórgia: Mikheil Kavelashvili assume presidência em meio a protestos
Mikheil Kavelashvili assumiu o cargo de presidente da Geórgia neste domingo (29), após uma cerimônia de posse realizada no parlamento que foi marcada por protestos realizados do lado de fora por apoiadores da oposição. Ex-presidente Salome Zourabishvili c

Kavelashvili fez um juramento solene, seguido pela execução do hino nacional da Geórgia.
A cerimônia de posse contou com a presença de parlamentares que votaram em Kavelashvili, além de membros do governo, autoridades da Comissão Eleitoral Central e juízes das Cortes Constitucional e Suprema, entre outros. No entanto, os embaixadores estrangeiros na Geórgia não compareceram ao evento.
A presidente Salome Zourabichvili foi aplaudida por cerca de três mil apoiadores ao deixar a residência presidencial em Tbilisi. Alguns deles seguiram para se manifestar em frente ao parlamento, onde começou um protesto.
Houve confronto entre manifestantes e a polícia depois que os manifestantes foram solicitados a liberar a via pública. O Ministério do Interior da Geórgia informou que seis pessoas foram detidas brevemente por violar o código administrativo.
Protestos vêm ocorrendo na capital nacional, Tbilisi, há mais de um mês devido à decisão do governo de não avançar com as negociações para adesão à União Europeia e rejeitar o apoio financeiro do bloco até 2028.
O parlamento georgiano realizou eleições presidenciais em 14 de dezembro. A Comissão Eleitoral Central anunciou que o candidato do partido governista Sonho Georgiano obteve 224 dos 300 votos.
Zourabishvili, que deveria deixar o palácio presidencial após a posse de Kavelashvili, inicialmente se recusou, argumentando que as eleições foram fraudulentas e chamando o parlamento de ilegal. No dia da posse, ela afirmou que deixaria o local, mas que continuaria defendendo novas eleições parlamentares.
Mais lidas
-
1GOVERNO DE ALAGOAS
Paulo Dantas destaca protagonismo de Alagoas em transição energética
-
2MÚSICA
Com Ana Castela, Mioto divulga a bela e romântica “Princesa”
-
3
Nissan inicia produção da nova geração do Kicks com robôs, bilhões e contratações
-
4COMOÇÃO
Corpo de Pierre Victor, morto pelo pai, o major Pedro, é sepultado em Palmeira dos Índios sob aplausos
-
5MUDANÇA NA CÂMARA
Vereador Geraldinho deve solicitar licença; segundo suplente Eduardo Toledo assumirá