Variedades
Rússia lança 1ª usina que vai produzir energia limpa a partir de lixo
O grupo de empresas RT-Invest, que faz parte da corporação estatal Rostec, colocou em funcionamento a primeira usina de energia elétrica na Rússia que vai usar o lixo para produzir energia, informou a corporação estatal.
"A primeira de cinco instalações de tratamento de lixo construídas pelo grupo de empresas RT-Invest no distrito urbano Voskresensk [...] foi colocada em funcionamento. A empresa está pronta para receber e reciclar lixo. A instalação atingirá a capacidade total projetada no primeiro trimestre de 2025", ressalta a corporação.
A planta tem capacidade para tratar 700 mil toneladas de lixo por ano – os restos deixados após a triagem e que não são adequados para reciclagem. A planta vai produzir anualmente 520 milhões de quilowatts de energia limpa, o que será suficiente para fornecer eletricidade a 80 mil moradores.
No total, a RT-Invest está construindo quatro instalações destas na região de Moscou com capacidade total de 2,8 milhões de toneladas de lixo por ano e uma outra na República do Tatarstão com capacidade de 550 mil toneladas de lixo cada ano.
A capacidade total das cinco usinas de energia é de cerca de 3,3 milhões de toneladas de resíduos por ano. Isso equivale a pelo menos 60 milhões de sacos de lixo por ano, que não serão depositados em aterros sanitários, mas "serão reciclados para o benefício da economia e das pessoas".
As novas instalações permitirão produzir mais de 2,2 milhões de MWh de energia verde, reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) em 3,8 milhões de toneladas por ano e melhorar a qualidade de vida de mais de 18 milhões de pessoas.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1ÚLTIMAS DO IMPERADOR
Diário Oficial revela pagamento de mais de meio milhão a posto de gasolina sem contrato regular em Palmeira dos Índios
-
2TRAGÉDIA NO EXTERIOR
Turista alagoana morre em incêndio de hotel na Tailândia
-
3DEFESA
'Sem similar no mundo': avião Super Tucano brasileiro está prestes a entrar no mercado europeu
-
4ESCÂNDALO DAS EMENDAS
Deputado Glauber Braga acusa Arthur Lira de “manipulação” na liberação de emendas e questiona obras em Alagoas
-
5NESTA SEGUNDA
Corpo de jovem é encontrado morto no Centro de Palmeira dos Índios