Esportes
Empresa russa produziu radioisótopo que aumenta eficácia do tratamento do câncer
Os cientistas da corporação estatal russa Rosatom dominaram a tecnologia de fabricação do promissor isótopo radioativo médico térbio-161, que possibilitará o tratamento mais eficaz do câncer, informou o serviço de imprensa da divisão científica da empresa
"Os cientistas do Instituto de Materiais de Reatores [parte da divisão científica da Rosatom] dominaram a tecnologia de fabricação do isótopo térbio-161. Ele está planejado para ser usado na produção de uma ampla gama de radiofármacos de nova geração", informou o serviço de imprensa da divisão científica da corporação estatal nuclear.
Note-se que a empresa enviou um lote de teste do novo produto para testes ao Centro Científico de Radiologia e Tecnologias Cirúrgicas Granov do Ministério da Saúde da Rússia, localizado em São Petersburgo.
"Estudos pré-clínicos mostram que a dose fornecida pelo isótopo de térbio-161 é, em média, 1,5 vez maior do que a de um medicamento similar", disse Andrei Stanzhevsky, vice-diretor de trabalhos científicos do Centro Granov.
Ele também acrescentou que isso possibilita a redução da quantidade de radiofármaco administrado em comparação com os preparados à base de lutécio, o que reduzirá a carga de radiação no paciente e a irradiação de órgãos e tecidos intactos.
Agora, os cientistas estão buscando outras possibilidades para o uso do isótopo: suas propriedades físico-químicas e seu amplo espectro de radiação sugerem que, no futuro, será possível criar toda uma gama de radiofármacos com base nele para o tratamento de diferentes tipos de tumores e outras doenças que exigem radioterapia de alta precisão.
O setor nuclear russo produz a mais ampla variedade de isótopos radioativos e estáveis do mundo para uso médico. Mais de 2,5 milhões de pacientes em todo o mundo são diagnosticados e tratados anualmente com base nesses produtos.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
2CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
3DEFINIDO
Decreto decide feriados e pontos facultativos para 2025 em Palmeira dos Índios
-
4FEMINICÍDIO
Preso policial suspeito de matar feirante em hotel de Palmeira dos Índios
-
5FISCALIZAÇÃO OU CHANTAGEM POLÍTICA?
Vereadores mudam postura e pedem investigação sobre o IGPS em sessão extraordinária da Câmara de Palmeira dos Índios