Geral
Bloco da Nega Fulô homenageará o mestre João Lemos e as culturas populares de Alagoas
Animação tomará conta da Orla de Maceió no dia 02 de março e contará com mais 06 blocos na programação do domingo de carnaval
Após reverenciar em 2024, a artista circense Peró Andrade, o Bloco da Nêga Fulô sob a batuta de Carlito Lima homenageará no próximo carnaval o jornalista, João Lemos, destacando a grande contribuição dada a cultura alagoana pelo jovem mestre de guerreiro e baiana à frente da Focuarte. A homenagem foi divulgada oficialmente na manhã desta terça-feira (24) em um café da manhã realizado na residência do idealizador da agremiação Carlito Lima.
Segundo Carlito Lima, o bloco desfila no dia 02 de março com concentração na Praça Sete Coqueiro na Orla de Pajuçara e tem como objetivo resgatar a tradição dos antigos carnavais da cidade, destacando a folia do frevo e das marchinhas populares. "Todos nós temos o direito à alegria do Carnaval e não podemos perdê-la. Esse bloco é também um gesto de recuperação do Carnaval, além de homenagear o mestre João Lemos que vem fazendo um grande trabalho na valorização de grupos e mestres da cultura de alagoana. O desfile no dia 02 de março saindo da Sete Coqueiros vai fortalecer esse importante trabalho que está sendo realizado na cultura alagoana", revelou.
Desde a sua primeira edição em 2016, o bloco já homenageou uma série de personalidades que marcaram a cultura, as artes, a história e a vida social do estado. Dessa vez, os olhares se voltam para o jovem jornalista que com 30 anos e alguns meses já mestra guerreiro e baiana e vem desenvolvendo um importante trabalho de valorização e defesa dos saberes e fazeres das culturas tradicionais no estado conseguindo a sanção de leis municipais de patrimônio vivo e outras ações que fortalecem a preservação do saber de mestres e mestras em todo o território alagoano.
“Estou muito emocionado e ao mesmo tempo ainda entendendo tudo o que está acontecendo com essa homenagem do Bloco da Nêga Fulô. Já recebi várias mensagens e ligações parabenizando e vejo que esta reverência só aumenta a responsabilidade que temos no fomento à cultura tradicional do nosso estado. Sou muito grato ao Carlito e diretoria pela feliz lembrança do meu nome e espero poder está com a nossa cultura a altura da homenagem no dia 02 de março”, disse João Lemos.
Além do Nêga Fulô em sua nona edição, se juntam a folia do domingo de carnaval mais 06 agremiações que prometem fazer a festa com os blocos; Sonho Encantado, Mamãe eu Quero, Só vai quem chupa, Bonecos da Cidade, Beijoca na Biloca, Forrozeiros na Folia e a participação especial do Bloco da Focuarte que desfilará com os folguedos alagoanos. A programação iniciará a partir das 14 horas com concentração na Praça Sete Coqueiros e seguirá até o inicio da noite com muito frevo e folia.
Quem quiser antecipar a reserva de camisas poderá solicitar através do contato: (82) 9.8833-9866 (Neide Sousa). O lançamento oficial das camisas ocorrerá no próximo dia 23 de janeiro na entrega do 21º Prêmio Notáveis da Cultura Alagoana na barraca Pedra Virada, orla da capital.
Mais lidas
-
1JUSTIÇA ELEITORAL
Vereadores diplomados em risco e possíveis sucessores no novo caso das "laranjas" em Palmeira dos Índios
-
2FUTEBOL
Guardiola diz que má fase do Manchester City não é culpa de Haaland: 'É sobre nós'
-
3IPVA 2025
Sefaz divulga calendário de pagamento do IPVA em Alagoas
-
4FUTEBOL
A novidade do futebol em 2025 será o Super Mundial de Clubes
-
5SAÚDE
Lady Gaga em Copacabana: Artista usa Yoga para tratar condição que fez cancelar show no Brasil em 2017