Geral

Praia do Francês: uma transformação turística e imobiliária em Alagoas

Luana Lamenha 22/12/2024
Praia do Francês: uma transformação turística e imobiliária em Alagoas

A Praia do Francês, em Marechal Deodoro, está vivenciando uma revolução que une tradição e modernidade. De um destino de infraestrutura modesta, a região desponta hoje como polo turístico e imobiliário, atraindo investidores, novos moradores e empreendimentos de alto padrão.

Após uma série de investimentos públicos em infraestrutura, como a duplicação da AL-101 e o ordenamento da orla, e privados, com hotéis, bares e restaurantes, a Praia do Francês experimenta agora a chegada de grandes construtoras e hotéis.

A localização estratégica, a apenas 15 minutos de Maceió, contribui para a atratividade da região, assim como a melhoria da infraestrutura pública e privada. Agora o Francês ganha seu primeiro grande projeto residencial de alto padrão, o Azure, da Coutinho Incorporação, referência no mercado de construção de Alagoas com mais de quatro décadas de atuação empresarial.

Localizado no coração da Praia do Francês, o projeto, assinado pelo arquiteto Mariano Teixeira e paisagismo de Tatiane Macedo, une conforto ao estilo de vida da região em 82 apartamentos(de 34 a 74 metros quadrados) distribuídos em cinco andares, além de um rooftop com piscina e vista para um dos mais belos trechos da praia e serviços premium, como coworking, sports bar e outros espaços de convívio.

Para Daniela Coutinho, diretora da construtora, o Azure nasceu da crença de que o potencial da Praia do Francês merece projetos de qualidade à altura da beleza natural da região. "A Coutinho Incorporação está chegando exatamente para atender essa demanda de clientes que querem viver a experiência e o estilo de vida da Praia do Francês sem abrir mão de conforto e qualidade a menos de quinze minutos de Maceió”.

O estudo “Mercado Imobiliário em Alagoas: Cenário e Oportunidades para 2023”, da Mercatus, coloca Marechal Deodoro entre os municípios com maior potencial no estado. Segundo o Secretário de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico de Marechal Deodoro, Geraldo Lessa, o município saiu de 16º lugar na economia do estado para 3º, isso mostra que o trabalho desempenhado na melhoria de infraestrutura vem trazendo resultados efetivos. “Nos últimos anos houve um grande investimento na área do Francês, que compõe o município de Marechal Deodoro, e ações como sua revitalização foram fundamentais. Com a chegada de grandes empreendimentos, a cidade está mudando ainda mais, gerando emprego e renda”. Indicadores como o aumento nas licenças de construção e ambientais destacam o crescimento acelerado.


O início de tudo

Um dos marcos desse novo momento foi a chegada do Hotel Ponta Verde, que estabeleceu um novo padrão de hospitalidade com taxas de ocupação frequentemente acima de 90% na alta temporada. O hotel também impulsionou o comércio local e consolidou o Francês como um dos destinos mais procurados do litoral alagoano, com ruas icônicas como “La Rue”, com seus restaurantes, bares e outros serviços.
Outro exemplo é a recente inauguração da Carajás Home Center, um espaço de 30 mil m² que demandou um investimento de R$ 60 milhões para atender às crescentes necessidades de materiais de construção e acabamentos.