Internacional
Tropas francesas começam a deixar o Chade após ordem do governo local
Em novembro, o governo do Chade deu à França um prazo até 31 de janeiro para a retirada de soldados baseados no país.
Tropas francesas começaram a se retirar do Chade neste final de semana após o governo chadiano encerrar abruptamente no mês passado uma cooperação militar com o antigo país colonizador. A informação foi dada neste sábado (21), pelo Ministério da Defesa do Chade.
"O Estado-Maior das Forças Armadas informa a opinião pública nacional e internacional que, após a retirada dos caças franceses do Chade, o início da retirada das tropas começou hoje", informou o órgão em comunicado.
O governo do Chade deu à França um prazo até 31 de janeiro para que mil soldados franceses e seus equipamentos se retirem do país. A França retirou os caças do território chadiano no mês passado. Eles estavam presentes no Chade desde a independência do país, em 1960, para auxiliar no treinamento de soldados locais.
O Chade foi o mais recente país da região do Sahel, no continente africano, a ordenar a retirada das tropas francesas. Antes, Mali, Burkina Faso e Níger haviam ordenado a saída das unidades da França.
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
3SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral
-
4NATAL SEM FOME
Famílias ocupam supermercado para denunciar altos lucros com os alimentos
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa recém-diplomada herdará máquina pública inchada e desafios fiscais