Internacional
Mídia: Trump quer despesas com defesa de 5% do PIB na OTAN enquanto nem todos os países cumprem 2%
O presidente eleito dos EUA Donald Trump, que em breve retornará à Casa Branca, teria dito aos membros da OTAN para se prepararem para um aumento acentuado dos gastos com defesa, estabelecendo uma nova meta de 5% do PIB, avança o Financial Times.
Isto representa mais que o dobro do patamar dos gastos definido pela Aliança de 2%, que apenas 23 dos 32 membros da OTAN cumprem atualmente.
O artigo sugere que a equipe de Trump esteve em discussões com altos funcionários europeus, delineando suas expectativas para a OTAN e ajuda militar à Ucrânia.
Durante sua campanha presidencial, Trump prometeu cortar a ajuda à Ucrânia, forçar Kiev a iniciar imediatamente negociações de paz e deixar os aliados da OTAN sem proteção se não gastarem o suficiente em defesa, assustando vários países europeus.
Aumento do patamar para 5% colocaria um fardo financeiro substancial para os Estados-membros, particularmente aqueles que já estão lidando com desafios econômicos.
Enquanto a demanda de Trump dos gastos com a defesa destaca seu foco na partilha de fardo dentro da OTAN, o impacto na coesão da Aliança permanece incerto.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2JUSTIÇA ELEITORAL
TRE-SE cassa mandatos do Partido Liberal por fraude na cota de gênero
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
4JUSTIÇA
Concurso dos cartórios de Alagoas: resultado e nomeação dos tabeliães
-
5SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral