Alagoas

Integrantes da Segurança Pública são homenageados pela Companhia de Raio da Polícia Militar

Roberison Xavier / Ascom SSP 20/12/2024
Integrantes da Segurança Pública são homenageados pela Companhia de Raio da Polícia Militar
Homenagens a dois integrantes da SSP ocorreram em solenidade no bairro do Farol, em Maceió - Foto: Ascom SSP/AL



Dois integrantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública foram homenageados durante a inauguração da base da Companhia Independente de Ronda de Ação Intensiva e Ostensiva da Polícia Militar (CPM/I Raio). O evento ocorreu na manhã desta sexta-feira (20), no bairro do Farol, em Maceió.

 

Os agraciados foram o superintendente de Gestão Estratégica e Políticas de Integração, coronel RR PM Jairison Melo, e o chefe de Frota, o agente da Polícia Civil Leone Gomes Filho. O oficial, que também representou o secretário da Segurança Flávio Saraiva no evento, agradeceu a honraria e enalteceu os investimentos feitos na unidade especializada criada há pouco mais de um ano, fato também celebrado na solenidade.


 

“Lembro-me quando cheguei na então Rocam, pertencente ao Batalhão de Radiopatrulha, ainda como tenente, e poucos eram habilitados e capacitados para pilotar as motos, que não eram muitas. A unidade enfrentou muitas dificuldades e fico muito feliz em saber que hoje ela possui uma doutrina operacional, com uma estrutura de qualidade, e que recebeu recentemente quinze motocicletas”, disse o militar, que comandou cinco vezes o antigo BPRp, atual Batalhão de Rotam.

 

Coronel Jairison reforçou que mais aquisições estão previstas para serem feitas em breve. “A compra de motos de alta cilindradas já está devidamente autorizada e, no ano que vem, vamos iniciar o processo para concretizarmos esse feito. Os veículos vão possibilitar a execução de um policiamento de melhor qualidade em favor da população”, afirmou o coronel Jairison.

 

O chefe de Frota da SSP, Leone Gomes Filho, também agradeceu a homenagem e exaltou o trabalho integrado. “Ficamos felizes em saber que estamos contribuindo da melhor forma para que as forças policiais executem o serviço com eficiência e melhores condições de trabalho. Toda a equipe da SSP em conjunto com a PM, em especial com a Rotam e a Raio, foi fundamental para os resultados obtidos”, declarou.

 

Comandante da Companhia de Raio, o capitão Daniel Pita, falou da relevante cooperação dada pela equipe representada pelos dois policiais que integram a SSP. “De fundamental importância, porque essa contribuição ajudou nas instalações e no serviço operacional, com o aumento da ostensividade. A aquisição das motos, por exemplo, possibilitou que, mesmo tão novos como unidade, pudéssemos ter resultados muito positivos. Em novembro passado, a gente apreendeu 16 armas de fogo, nosso recorde mensal até aqui. Desde a criação da Companhia Independente, já apreendemos 61 armamentos e mais de 100 quilos de drogas, mostrando a relevância no combate ao crime organizado”, concluiu o oficial.

 

Outras personalidades também foram homenageadas, como o comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, e o diretor de Logística da Corporação, coronel Carlos Azevedo.


 

Companhia de Raio

 

O Pelotão de Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) foi instituído em 5 de outubro de 2005, no então Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp), para aprimorar o atendimento célere das ocorrências designadas via Copom, trazendo a modalidade doutrinária da Polícia Militar do Estado de São Paulo, composta por três integrantes por guarnição no motopatrulhamento.

 

Em 2017, militares pertencentes ao Pelotão de Rocam buscaram a especialização no curso de Motopatrulhamento Tático, na PM do Rio Grande do Norte, constituindo o marco da atualização da doutrina homônima adotada pela unidade. Nesta modalidade especializada de policiamento com motos, destaca-se a figura do policial militar garupado, que foi inserido na equipe para portar uma arma longa, contribuindo de forma significativa para a segurança e ostensividade das equipes.

 

Em janeiro de 2023, o comando da PM julgou ser interessante emancipar o pelotão de Rocam, preservando a identidade de especialização em patrulhamento tático, emancipando-o em uma unidade responsável pela modalidade de policiamento ostensivo com motocicletas, cuja nomenclatura seria Companhia de Polícia Militar Independente de Ronda de Ação Intensiva Ostensiva (CPM/I Raio). A efetivação da implementação da CPM/I Raio se deu em 5 de setembro de 2023, com a promulgação do Decreto Nº 93.446, publicado no Diário Oficial do Estado de Alagoas.