Economia

Bolsas de NY fecham sem coesão após perda de fôlego da recuperação do tombo com Fed

19/12/2024
Bolsas de NY fecham sem coesão após perda de fôlego da recuperação do tombo com Fed
Bolsas de NY fecham sem coesão após perda de fôlego da recuperação do tombo com Fed - Foto: Reprodução

As bolsas de Nova York fecharam sem rumo único, após a perda de fôlego da recuperação parcial da forte liquidação da quarta-feira desencadeada pelo Federal Reserve (Fed), que sugeriu que as taxas de juros poderiam permanecer mais altas no próximo ano do que os investidores esperavam. O Dow Jones conseguiu amealhar leve alta, interrompendo a sequência mais longa de baixas desde 1974. Os investidores também monitoravam uma reviravolta inesperada no Congresso, onde um acordo para manter o governo aberto foi anulado por um tweet de Elon Musk.

O Dow Jones subiu 0,04%, fechando em 42.342,24 pontos, após ter derretido 2,58% ontem, quando completou dez quedas seguidas. O Nasdaq cedeu 0,10%, aos 19.372,77 pontos. O S&P 500 terminou o dia em queda de 0,09%, aos 5.867,08 pontos.

"O Fed pode ter estragado a recuperação do rali Natal deste ano, uma vez que a sua mudança agressiva poderia desencadear uma correção mais profunda nos mercados acionários dos EUA - que desfrutaram de dois anos estelares, em grande parte graças às Big Tech", escreveu o analista do Swissquote Bank, Ipek Ozkardeskaya.

Para o estrategista de ações do Julius Baer, Leonardo Pellandini, apesar da volatilidade a curto prazo, as ações dos EUA continuarão a oferecer fortes perspectivas de crescimento a longo prazo, impulsionadas por políticas pró-crescimento e por um ambiente econômico favorável.

Entre as ações individuais, as da Amazon subiram 1,27%, em recuperação da queda da véspera mesmo após notícias de que milhares de trabalhadores da empresa entraram em greve na quinta-feira durante a crucial correria das festas natalinas em razão de dificuldades nas negociações contratuais e da recusa da companhia em reconhecer o sindicato dos caminhoneiros.

A Micron Technology despencou 16,2% após a fabricante de chips de memória delinear uma perspectiva fraca para o atual segundo trimestre. Em rumo diferente, a Accenture subiu 6,99%. A empresa de serviços de informática reportou lucros fiscais do primeiro trimestre melhores do que o esperado e ampliou suas perspectivas de receitas para o ano fiscal.

* Com informações do Dow Jones Newswires

Tags: