Alagoas

Mais um alagoano acometido por infarto é salvo no Hospital Geral do Estado

Thallysson Alves / Ascom HGE 19/12/2024
Mais um alagoano acometido por infarto é salvo no Hospital Geral do Estado
Deraldo dos Santos sofreu infarto e recebeu o tratamento que precisou para restabelecer a sua saúde - Foto: Thallysson Alves / Ascom HGE



O mecânico Deraldo dos Santos, de 53 anos, sentiu uma forte dor no peito no último sábado (14) e procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jaraguá, em Maceió. Examinado, o diagnóstico de Infarto Agudo do Miocárdio foi diagnosticado e ele foi transferido imediatamente para o Hospital Geral do Estado (HGE), serviço vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), onde foi submetido a um cateterismo e angioplastia, que salvaram a sua vida.

No HGE, Deraldo foi tratado pela equipe da Unidade de Dor Torácica (UDT) e hemodinâmica. Ele precisou de dois stents para ajudar na vascularização do coração e, assim, afastar o risco de óbito. Com quatro dias após o susto, a expectativa é de que ele tenha alta hospitalar nos próximos dias. Entretanto, algumas orientações foram acordadas.

“Quando estive na UPA fui bem assistido e tive a sorte de encontrar o mesmo médico. Como os exames apresentaram alterações solicitaram a transferência para o HGE e eu fui conduzido no mesmo dia, tendo sido atendido pela equipe de cardiologia, que me atendeu muito bem”, frisou o mecânico, que finalmente voltará para casa com o coração transbordando gratidão. 

Mudança

Deraldo diz que sua vida vida sempre foi trabalho e casa e que quase não tinha lazer, não praticava atividade física e que poucos eram os momentos com a esposa e os dois filhos. "Agora, eu pretendo mudar isso. Irei voltar ao trabalho no tempo seguro, mas vou encontrar mais tempo para o descanso e pelo menos uma caminhada. Também irei melhorar a minha alimentação, tentar diminuir as preocupações e a cerveja”, afirmou o pai de família.

 

O Infarto Agudo do Miocárdio é a maior causa de mortes no país. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que, no Brasil, ocorram de 300 mil a 400 mil casos anuais de infarto e que a cada cinco a sete casos, ocorra um óbito. Para diminuir o risco de morte, o atendimento de urgência e emergência, nos primeiros minutos, é fundamental para salvar uma vida. Em Alagoas, o pioneirismo do programa Bate Coração tem salvo muitas vidas

 

“Por meio de telemedicina, utilizando a plataforma Join, um aplicativo desenvolvido pela empresa japonesa Allm, a comunicação e colaboração entre profissionais de saúde em tempo tem agilizado a assistência para esses pacientes, o que evita maiores complicações e óbito. É um programa inovador que reúne cardiologistas qualificados, disponíveis 24 horas por dia, para discussões online imediatas sobre casos na capital e no interior”, explicou o cardiologista Alex Vieira.

 

Sintomas

Dor ou desconforto na região peitoral, podendo irradiar para as costas, rosto, braço esquerdo e, raramente, braço direito, são sintomas para o infarto. Essa dor costuma ser intensa e prolongada, acompanhada de sensação de peso ou aperto sobre o tórax, provocando suor frio, palidez, falta de ar e sensação de desmaio. Na presença desses sintomas, uma unidade de saúde, como a UPA, deve ser procurada imediatamente, ou pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

 

“Quando o cidadão liga para o 192, os servidores que estão na Central de Urgência Integrada, do Programa Salva Mais Alagoas, acionam a equipe do Samu mais próxima do endereço indicado. Esses profissionais estão capacitados a fazer o diagnóstico e até realizar o pré-atendimento com a aplicação de trombolíticos. Em simultâneo, o hospital mais próximo e preparado para essa assistência é sinalizado, que já prepara a sua equipe para acolher o doente tão logo ele desembarque da ambulância”, pontuou o médico.