Internacional
Intervenções dos EUA prejudicam dólar muito mais do que qualquer ação do BRICS, diz analista
As tentativas dos Estados Unidos, e particularmente do presidente eleito Donald Trump, de manter à força o dólar como a moeda de reserva mundial apenas prejudicam mais a moeda norte-americana na situação já desfavorável para ela, opinou o jornalista da Bl

Há algum tempo, Trump ameaçou os países do BRICS de impor "tarifas de 100%" sobre seus produtos se não abandonassem os planos de criar uma moeda alternativa ao dólar norte-americano.
Ao mesmo tempo, o presidente russo Vladimir Putin disse anteriormente que é muito cedo para falar sobre a criação de uma moeda única do BRICS.
Em resposta às preocupações de Trump, que Sharma descreve como luta com "moinhos de vento imaginários", a África do Sul e a Índia declararam que a associação não planejava criar uma moeda de substituição ao dólar estadunidense.
Porém, como ressalta o artigo, os países não desistiram da ideia de realizar o comércio entre os países do BRICS em suas próprias moedas, com o ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, afirmando que é uma "medida legítima".
Essas palavras se baseiam em uma série de obstáculos no comércio indiano colocados pela vontade dos Estados Unidos.
Primeiro, a Índia teve que terminar o comércio petrolífero com a Venezuela, devido às sanções dos EUA contra o país sul-americano.
Depois, a mesma medida estadunidense afetou as compras indianas do combustível iraniano. E agora, a Índia está se esforçando para se esquivar da política norte-americana no comércio com a Rússia.
"Independentemente de ser fácil ou não, independentemente do que Trump possa dizer ou fazer, os países do BRICS, e outros como eles, continuarão buscando maneiras de realizar transações internacionais sem usar dólares", destaca o artigo.
Ao mesmo tempo, o especialista admite que esse processo não tem como objetivo prejudicar a moeda dos EUA, apenas destacar a parte do sistema financeiro mundial que não se submete a Washington.
Neste contexto, o autor acredita que seria melhor para o próprio dólar se Trump não ameaçasse e pressionasse outros Estados, incentivando-os assim a buscar vias alternativas.
"O exagero, seja por meio de sanções ad hoc, interferência no [Sistema de] Reserva Federal [banco central dos EUA], tarifas unilaterais ou confrontos geopolíticos, representa uma ameaça muito maior à moeda norte-americana do que qualquer coisa que os países do BRICS possam imaginar", concluiu.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1TENSÃO
Major reformado invade casa da ex-companheira e faz reféns em Maceió
-
2CHACINA
Major da PM é morto ao resistir à prisão em Maceió; antes, ele matou o filho e o cunhado
-
3CHACINA
Major da PM morre ao resistir à prisão no Prado; há informações de que outras três pessoas também morreram
-
4OCIDENTE
Zelensky perdeu contato com a realidade e se tornou perigoso para o Ocidente, diz coronel dos EUA
-
5DESASTRES NATURAIS
Cinco municípios de Alagoas encontram-se em situação de emergência, segundo Governo Federal