Política
Estudantes da Educação Infantil participam do projeto Olhar e viver Maceió
Conhecer a cidade de Maceió com sentimento de pertencimento e ao mesmo tempo ser estimulado desde cedo ao exercício da cidadania. Esse foi o principal objetivo do projeto Olhar e viver Maceió: Nossa cidade, cultura e espaços naturais. A iniciativa contou com a participação de 60 estudantes da Educação Infantil da Escola Municipal Professora Zilka de Oliveira Graça.
O encerramento do projeto ocorreu no dia 13 de dezembro. A atividade teve o objetivo de socializar o conhecimento adquirido ao longo do tempo, ao compartilhar as descobertas sobre a cidade de Maceió, a cultura local, a natureza e a história.
Foram abordados temas como a natureza, meio ambiente, parques, praias, áreas verdes, cultura popular, música, danças, festas tradicionais, contação de histórias sobre a cidade, sua origem e evolução, artes visuais, instrumentos e esculturas, a exemplo do monumento da sereia e do beijo.
Todo o trabalho foi desenvolvido por meio de oficinas de artes, painéis coletivos e contação de história sobre a cultura local, assim como lendas e contos populares, tudo em um ambiente com estímulos a reconto de experiências vividas durante as atividades do projeto.
De acordo com a diretora escolar, Sandra Mônica, o projeto foi desenvolvido por três turmas da Educação Infantil, nos dois turnos, e resgatou as tradições e aguçar a curiosidade das crianças pela história do município, encontrando no professor um papel fundamental enquanto mediador.
“A partir do momento que você leva as crianças para conhecer de perto os monumentos, as praças, as esculturas espalhadas pela cidade, visitar a orla, como foi feito o trabalho de visita, desde o Pontal até as praias de Ponta Verde, Pajuçara e Cruz das Almas, tudo é diferente”, afirmou Sandra.
A diretora escolar ainda ressaltou que o projeto tem como finalidade despertar nas crianças o sentimento de pertencimento e valorização pela cidade. “A proposta é que com o projeto, as crianças aprendam a amar a cidade, conhecendo tudo o que tem de melhor e de mais valioso como a nossa cultura, nosso turismo local, que tem um potencial muito rico, bem como nossas praias belíssimas”, frisou.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA
Arqueólogos encontram esgoto romano de 2.250 anos em funcionamento em cidade na Turquia
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Presente de Natal: Contratados demitidos e efetivos da Saúde com sobrecarga de trabalho
-
3EXAMES
Inep aplica prova de habilidades clínicas do Revalida
-
4MATANÇA
Quatro pessoas são mortas e uma fica ferida durante chacina em Rio Largo
-
5PROTESTOS
Concurso em São Sebastião é suspenso após manifestação do MPAL e DPE/AL