Internacional
'Ato desonesto': Cuba condena declaração dos EUA de que a ilha seja patrocinadora do terrorismo
O governo dos Estados Unidos afirmou, nessa quinta-feira (12), que Cuba seria patrocinadora do terrorismo por não se curvar ao que o governo norte-americano deseja.
A declaração foi repudiada, nesta sexta-feira (13), pelo ministro das Relações Exteriores cubano, Bruno Rodríguez. Nas palavras dele, a ação de Washington é "desonesta".
"Com plena consciência, [os EUA] mentem sobre isso para justificar a aplicação de duras medidas econômicas coercivas de alcance extraterritorial", afirmou Rodríguez na rede social X (antigo Twitter).
Sobre a decisão
Os Estados Unidos decidiram manter Cuba em sua lista de nações que patrocinam o terrorismo por mais um ano, conforme consta na lista do Departamento de Estado denominada "Relatórios de Países sobre Terrorismo 2023", que também inclui a Coreia do Norte, o Irã e a Síria.
A ilha foi incluída nessa lista em janeiro de 2021, numa das últimas ações de Donald Trump (2017–2021) antes de concluir o seu primeiro mandato.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1LITORAL NORTE
Incêndio de grande proporção atinge Vila Porto de Pedras em São Miguel dos Milagres
-
2DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
3SAÚDE
Lady Gaga em Copacabana: Artista usa Yoga para tratar condição que fez cancelar show no Brasil em 2017
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
5EDUCAÇÃO
Rede estadual conquista 78 medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática