Internacional
Tentativas de Taiwan de se apoiar em forças externas terminarão em fracasso, adverte China
Qualquer tentativa de Taiwan de se apoiar em forças externas em sua busca de independência será severamente punida e certamente falhará, disse na sexta-feira (13) o porta-voz do Ministério da Defesa da China, Wu Qian.
Recentemente, o chefe da administração de Taiwan, Lai Ching-te, visitou as Ilhas Marshall, Tuvalu e Palau. Durante a viagem, Lai Ching-te fez paradas de trânsito nas ilhas havaianas americanas e na ilha de Guam, que também faz parte dos EUA.
"O dever sagrado do Exército de Libertação Popular é proteger a soberania e integridade territorial do Estado, proteger os interesses fundamentais da nação chinesa, bem como proteger os interesses comuns dos compatriotas em ambos os lados do estreito de Taiwan", declarou Wu Qian.
Respondendo à pergunta se o Exército da China iria realizar exercícios em torno de Taiwan em conexão com as paradas de Lai Ching-te em território dos EUA, o porta-voz observou que a própria China decide se e quando realizar os exercícios, com base nas próprias necessidades.
"Qualquer ação na tentativa de se apoiar em forças externas na busca da independência ou usar a força militar para alcançar a independência será severamente punida e terminará em fracasso", acrescentou Wu Qian.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados