Internacional

Tentativas de Taiwan de se apoiar em forças externas terminarão em fracasso, adverte China

Qualquer tentativa de Taiwan de se apoiar em forças externas em sua busca de independência será severamente punida e certamente falhará, disse na sexta-feira (13) o porta-voz do Ministério da Defesa da China, Wu Qian.

Sputinik Brasil 13/12/2024
Tentativas de Taiwan de se apoiar em forças externas terminarão em fracasso, adverte China
Foto: © AP Photo / Chiang Ying-ying

Recentemente, o chefe da administração de Taiwan, Lai Ching-te, visitou as Ilhas Marshall, Tuvalu e Palau. Durante a viagem, Lai Ching-te fez paradas de trânsito nas ilhas havaianas americanas e na ilha de Guam, que também faz parte dos EUA.

"O dever sagrado do Exército de Libertação Popular é proteger a soberania e integridade territorial do Estado, proteger os interesses fundamentais da nação chinesa, bem como proteger os interesses comuns dos compatriotas em ambos os lados do estreito de Taiwan", declarou Wu Qian.

Respondendo à pergunta se o Exército da China iria realizar exercícios em torno de Taiwan em conexão com as paradas de Lai Ching-te em território dos EUA, o porta-voz observou que a própria China decide se e quando realizar os exercícios, com base nas próprias necessidades.

"Qualquer ação na tentativa de se apoiar em forças externas na busca da independência ou usar a força militar para alcançar a independência será severamente punida e terminará em fracasso", acrescentou Wu Qian.


Tags: