Alagoas
Infectologista do Hospital da Mulher orienta gestantes sobre as medidas para evitar o HIV
Dezembro é o mês de mobilização e conscientização sobre a Aids e, segundo a infectologista do Hospital da Mulher (HM), Sarah Dominique Dellabianca, o alerta também é direcionado às gestantes. Isso porque, segundo a especialista, é necessário que as futuras mamães realizem o pré-natal – exames e testes rápidos que podem detectar se há infecção pelo vírus HIV, o que irá resultar em medidas preventivas com o propósito de evitar que o bebê seja infectado.
O HIV é transmitido através de relações sexuais desprotegidas, sejam elas
orais, anais e vaginais, compartilhamento de seringas contaminadas ou materiais
que perfuram a pele. Mas o vírus da Aids também pode ser transmitido da mãe
para o bebê durante a gestação ou a amamentação, quando não são tomadas medidas
de prevenção e tratamento.
“Nós alertamos às gestantes que o HIV traz inúmeros riscos aos bebês, portanto é importante que elas estejam atentas à realização da sorologia para receber diagnóstico. E se testar positivo, que seja submetida ao tratamento para garantir o nascimento do seu filho sem o vírus HIV”, destacou Sarah Dominique Dellabianca.
A infectologista do HM também ressaltou que são disponibilizadas formas de prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis. O SUS [Sistema Único de Saúde] disponibiliza preservativos femininos e masculinos gratuitamente nos postos de saúde e Unidades Básicas de Saúde. Em casos de infecção, também é ofertado atendimento, diagnóstico e tratamento nos serviços de saúde.
Sobre o Dezembro Vermelho
A campanha foi instituída pela Lei nº 13.504/2017 para mobilizar a população na luta contra a AIDS, HIV e ISTs alertando para a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com a doença.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3ACÉFALA
Sem Secretário de Defesa Civil, gestão de Luisa Duarte abandona Palmeira dos Índios à própria sorte em meio ao caos causado pelos temporais
-
4POLICIAL FOI ATINGIDA
Agente socioeducativo morre em troca de tiros com a PC, na Praça dos Martírios, centro de Maceió
-
5ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Pai é preso acusado de estuprar filha menor de idade, na cidade do Pilar