Brasil

Açúcar na infância: quais os riscos? Como e por que reduzir o consumo?

Estudos na área da saúde apontam que evitar o açúcar nos primeiros mil dias de vida de um bebê pode reduzir o risco de desenvolver problemas de saúde significativos na vida adulta, como pressão alta, diabetes tipo 2 e obesidade.

11/12/2024
Açúcar na infância: quais os riscos? Como e por que reduzir o consumo?
Foto: Sergio Amaral/Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social

O Brasil já tem adotado algumas medidas para reduzir o consumo de açúcar entre as crianças no ambiente escolar: o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) atualizou as normas para a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a fim de garantir um cardápio mais saudável. Segundo o PNAE, é proibido oferecer alimentos ultraprocessados a crianças com até 3 anos de idade. É possível diminuir o hábito do consumo de açúcar na primeira infância?

Para discutir o assunto, Thaiana de Oliveira e Arthur Neto recebem Roberta Lucchetti, mestranda em saúde pública e pesquisadora do Instituto Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); e Marcelli Cople, nutricionista voluntária no Ambulatório de Nutrição Infantil da Universidade Federal Fluminense (UFF). Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM, às 20h00.

Por Sputinik Brasil