Política
JHC troca PL por PSD e passa a integrar base de Lula

O prefeito reeleito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), anunciou sua saída do Partido Liberal (PL), sigla pela qual foi reeleito em 2022, para filiar-se ao PSD. A mudança, informa o Globo, busca alinhar o gestor à base do governo Lula, com o objetivo de ampliar o acesso a recursos federais e, em paralelo, fortalecer a candidatura de sua tia, a procuradora Maria Marluce Caldas Bezerra, a uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A decisão foi articulada em uma reunião com os prefeitos Eduardo Paes (Rio de Janeiro) e João Campos (Recife), ambos influentes em suas legendas. Embora tenha cogitado voltar ao PSB, JHC enfrentou resistência de lideranças locais, o que o levou a optar pelo PSD.
A motivação principal da migração é de ordem financeira: Maceió está prestes a perder a última parcela de R$ 250 milhões do acordo de indenização firmado com a Braskem. Com o término dos repasses, o prefeito acredita que estar alinhado ao governo federal pode facilitar a obtenção de novas verbas.
Outro objetivo estratégico de JHC é viabilizar a nomeação de Maria Marluce para o STJ. A procuradora, que surpreendeu ao figurar na lista tríplice da corte, enfrenta resistência no governo Lula devido à associação do sobrinho ao bolsonarismo. A mudança partidária do prefeito é vista como uma tentativa de minimizar este obstáculo.
Internamente, a movimentação de JHC no cenário político nacional reflete a busca por um equilíbrio entre interesses locais e articulações familiares, colocando Alagoas no centro de disputas por influência política.
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Nota de Falecimento: Morre o Coronel Amaral, ex-secretário de Segurança Pública de Alagoas e referência do setor agropecuário no Sertão
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3SAÚDE E SOLIDARIEDADE
Morador de Palmeira dos Índios luta contra câncer agressivo e pede ajuda para continuar tratamento
-
4EMBOSCADA
Ex-jogador da Seleção de Vôlei é morto a tiros após cair em armadilha planejada por ex-amigo, diz polícia
-
5PELO INSTAGRAM
Eduardo Bolsonaro ameaça Moraes e diz que Trump vai vir para cima do ministro e de sua esposa