Alagoas
Feira Alagoana da Agricultura Familiar e Economia Solidária destaca diversidade dos produtos das cooperativas alagoanas
As cooperativas da agricultura familiar e empreendimentos da economia solidária de Alagoas têm diversos tipos de produção, desde os produtos in natura até os itens industrializados. A 1ª Feira Alagoana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que aconteceu até o último domingo (1º), no estacionamento do Maceió Shopping, trouxe mais de 100 opções da agricultura, do artesanato local e demais segmentos da economia solidária.
Divididos nos 50 estandes da Feira, produtos como vinho de jabuticaba, cocadas, geleias, leite, óleo e derivados do coco, mel, farinha de tapioca, licor, pipoca, cachaça, pães, bolos e biscoitos estiveram disponíveis ao público.
No ramo do artesanato, o evento contou com a exposição e comercialização de produtos indígenas e quilombolas, taboa, filé, crochê, palha, madeira e produções com conchas de maçunim.
O evento é uma iniciativa do Governo de Alagoas, através das secretarias de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), com promoção da Unicafes Nacional, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e do Consórcio Nordeste.
Para a secretária do Desenvolvimento, Alice Beltrão, os alagoanos precisam se apropriar dos produtos da terra. “Precisamos apresentar os nossos produtos e mostrar que temos tudo que é necessário para compor a mesa da alimentação, para encantar os olhos com produções para decoração. Nossa moda é rica, linda e valorizada pelo mundo inteiro. E os alagoanos precisam consumir e valorizar tudo isso”;
Sobre a feira
A Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária é promovida pelo Governo de Alagoas, em parceria com a Unicafes Nacional, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o Consórcio Nordeste. A iniciativa faz parte do Circuito Nordestino, formado por feiras realizadas em todos os estados da região.
A realização da feira também conta com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte e da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte; com apoio das secretarias de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) e da Cultura e da Economia Criativa (Secult), Maceió Shopping e Sebrae Alagoas, além do patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Banco do Nordeste.
Mais lidas
-
1GRAVE ACIDENTE
Mulher em uma moto cinquentinha morre esmagada por uma carreta-tanque na AL-220, em Arapiraca
-
2INVESTIGAÇÃO
PF encontra cofre de Bolsonaro com recibos de pagamentos milionários
-
3OBITUÁRIO
Servidor Raimundo Félix Bezerra morre após complicações de saúde
-
4INDÚSTRIA BÉLICA
Capital privado não 'está à altura' de sanar Avibras e Estado tem que agir rápido, diz analista
-
5FUTEBOL
Copa Alagoas 2025: Tabela e regulamento divulgados; CSE estreia contra CRB no Rei Pelé