Alagoas

Encontro de Contadores de Histórias celebra a importância do movimento da leitura no estado

Ryan Charles* / Ascom Secult 01/12/2024
Encontro de Contadores de Histórias celebra a importância do movimento da leitura no estado
Evento ofereceu oficinas, palestras e atividades imersas no tema “Para Além da Narração” - Foto: Ascom Secult


A Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, equipamento cultural da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), foi palco de criatividade sediando o VI Encontro de Contadores de História. A ação, que aconteceu nos últimos dias 28 e 29 de novembro, contou com a presença de contadores de história de todo estado e fortaleceu o segmento com diversas atividades voltadas para a prática.

 

Com apoio da Cia Literando, Pousada Vila Pajuçara, Academia Sergipana de Contadores de Histórias e artista plástico Roniekson Okobayewo, o evento ofereceu oficinas, palestras e atividades imersas no tema “Para Além da Narração”, para que os participantes pudessem explorar e conhecer mais dos caminhos que uma boa história pode trilhar.

 


O professor e palestrante Matheus Luamm veio de Sergipe para mediar as atividades e reforçou a relevância deste momento. “É o momento de a gente trocar experiências, trocar situações. O encontro traz uma proposta de formação pedagógica, formação continuada. A sociedade alagoana, a sociedade de Maceió precisa estar aqui presente, precisava beber dessa fonte e voltar para as suas salas de aulas, para as suas famílias, para os seus lares, com essa perspectiva nova”, disse o palestrante.

 

Os participantes embarcaram e refletiram nos potenciais terapêuticos da contação de histórias, na formação cultural e educacional da leitura e puderam aprimorar suas técnicas na hora de contar histórias. A coordenadora do sistema de bibliotecas, Mira Dantas, celebrou a permanência da ação no calendário de eventos do estado. “Esse evento há anos vem incentivando esse segmento que só cresce no estado e vem rendendo bons frutos para todo o universo literário alagoano”, disse Mira Dantas.

 

*Estagiário sob supervisão