Geral

Penedo é sede do 1º Encontro Latino-Americano de Cidades Criativas do Cinema da UNESCO

vento aconteceu no Cine Penedo e contou com as presenças dos representantes das cidades de Penedo (Alagoas), Santos (São Paulo) e Vicente Lopéz (Argentina)

Por Thaciana Lima – jornalista e social media da SETUREC 30/11/2024
Penedo é sede do 1º Encontro Latino-Americano de Cidades Criativas do Cinema da UNESCO

Um marco para Penedo e para o audiovisual! O Cine Penedo foi palco do 1º Encontro Latino-Americano de Cidades Criativas do Cinema da UNESCO. O workshop fez parte da programação do Circuito Penedo de Cinema, evento realizado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) que segue até o dia 02 de dezembro.


Além de Jair Galvão, secretário de Turismo e Economia Criativa e Karlinne Cordeiro, diretora de Economia Criativa da SETUREC, também estiveram presentes Raquel Pellegrini, chefe do Departamento de Cinema da Prefeitura de Santos, representando a cidade de Santos (São Paulo), e Adriano Bruzzese, subsecretário de Cultura de Vicente López, representando o município de Vicente López (Argentina).


O workshop foi mediado por Sérgio Onofre, coordenador geral do Circuito Penedo de Cinema. Na oportunidade, os representantes das cidades da Rede Mundial da UNESCO – Penedo, Santos e Vicente López – discutiram projetos, ideias e trocaram experiências sobre o assunto e compartilharam como se deu o processo de candidatura de suas respectivas cidades e destacaram a trajetória delas dentro do setor do audiovisual.


De acordo com Jair Galvão, secretário da SETUREC, o workshop foi um grande marco, pois, pela primeira vez, as cidades criativas do cinema da América Latina se reuniram para debater sobre projetos e iniciativas com temas acerca do audiovisual e da economia criativa.



“Penedo tem o privilégio de poder dar início a esse relacionamento de intercâmbio e de muitas coisas boas que estão por vir de acesso a projetos importantes, a iniciativas e trocas de experiência, não somente aqui no continente americano, mas, também, com toda a rede mundial”, disse Galvão.


“O momento, com certeza, é o início de grandes ações para podermos, cada vez mais, unir os esforços e os elos para democratizar o cinema no Brasil e na América Latina”, pontuou Raquel Pellegrine, representante da cidade de Santos/SP.


“O encontro foi muito importante por diversas razões. Aqui, pudemos discutir possíveis alianças e projetos. Outro ponto, é que são cidades diferentes com culturas diferentes. A união é fundamental, visto que o Brasil e a Argentina são duas grandes potências”, finalizou o representante da cidade de Vicente López, Adriano Bruzzese.