Internacional
Efeito Trump: Canadá planeja ampliar investimento em segurança de suas fronteiras
O governo do Canadá vai ampliar o investimento na segurança das fronteiras depois de o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, ter ameaçado impor uma tarifa de 25% caso o tráfico de drogas e a entrada irregular de pessoas na fronteira entre os dois paíse
Segundo a reportagem, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, reuniu-se recentemente com os governadores de cada província do país para chegar a um acordo sobre uma resposta unificada à ameaça de Trump.
"Acreditamos que há uma circunstância em que podemos fazer investimentos adicionais para garantir aos canadenses que todas as medidas necessárias estão em vigor e continuarão a estar", disse o ministro canadense de Segurança Pública, Dominic LeBlanc, após a reunião.
A fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá é a mais longa do mundo, com quase 9 mil quilômetros por terra e água, e a segurança no local é escassa, com poucos muros ou cercas.
Embora as principais passagens de fronteira rodoviárias tenham pontos de controle, a fronteira é, em grande parte, controlada por patrulhas móveis, o que a torna vulnerável ao tráfico de imigrantes, drogas e armas.
Os líderes provinciais do Canadá, por sua vez, criticaram o que consideram ser o fracasso do governo de Ottawa ao priorizar a segurança das fronteiras.
O primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford, disse esperar uma reunião com Trudeau. Que seja "o início de uma abordagem mais proativa por parte do governo federal" e que mostre que "leva a sério a segurança de nossa fronteira, ou corre o risco do impacto econômico das tarifas de Trump".
O número de imigrantes detidos ao tentar atravessar do Canadá para os EUA aumentou de 27.180 em 2021 para 198.929 em 2024 — um aumento de quase 600% —, apontam dados da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos (CBP, na sigla em inglês).
Cerca de 8,5 mil funcionários da Agência de Serviços de Fronteiras do Canadá monitoram o lado canadense da fronteira, onde atravessam todos os dias quase US$ 3,6 bilhões canadenses (R$ 15,5 bilhões) em bens e serviços e quase 400 mil pessoas. O sindicato do órgão, no entanto, afirma serem necessários mais 2 a 3 mil agentes trabalhando na fronteira.
"Há anos que o sindicato denuncia a falta de pessoal na fronteira", disse o presidente da União das Alfândegas e da Imigração (CIU, na sigla em inglês), Mark Weber, ao Financial Times.
As autoridades canadenses admitem que traficantes mexicanos transferiram suas operações para o norte, à medida que os Estados Unidos reforçaram os seus controles na fronteira sul.
No entanto, os números da proteção fronteiriça dos EUA mostram que os agentes apreenderam uma média de apenas 800 gramas de fentanil por mês na fronteira com o Canadá entre janeiro de 2022 e outubro de 2024, em comparação com cerca de 821 quilos de fentanil por mês na fronteira com o México durante o mesmo período.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1INDÚSTRIA BÉLICA
Capital privado não 'está à altura' de sanar Avibras e Estado tem que agir rápido, diz analista
-
2DEFESA
Análise: Índia tem equipamentos mais eficientes do que caças Tejas Mk1A a oferecer ao Brasil
-
3FEMINÍCIDIO OU SUICÍDIO?
Defesa de PM contesta feminicídio e alega suicídio de esposa em hotel de Palmeira dos Índios
-
4AUTOMÓVEL
Yuan Pro é a aposta da BYD para atrair o público jovem
-
5JORNADA DE TRABALHO
Fim da escala 6x1: 12 países que testaram com sucesso a redução na jornada de trabalho