Política
UBS Tereza Barbosa reforça Novembro Azul com palestras educativas e serviços
Durante todo este mês, as Unidades de Saúde de Maceió estiveram empenhadas em sensibilizar e intensificar as ações voltadas à campanha Novembro Azul - mês dedicado à prevenção e conscientização do câncer de próstata. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Tereza Barbosa, situada no Eustáquio Gomes, isso não foi diferente.
Profissionais da unidade promoveram, nessa quinta-feira (28), uma ação extramuros em parceria com a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, com a oferta de serviços de saúde, palestras educativas e orientações de saúde aos usuários e à comunidade presentes na ação.
Na oportunidade, foi oferecido testes rápidos para detecção de hepatites, HIV e Sífilis, aferição de pressão arterial e glicemia, além de exposições abordando sobre os cuidados que os homens devem tomar ao ter alguns sinais como: dor ao urinar, presença de sangue na urina, jato fraco ou idas constantes noturnas para urinar. Paralelamente, foram realizadas solicitações de exames e encaminhamentos para os casos que necessitaram de pronto acompanhamento médico para a unidade.
"Ações extramuros, com apoio das instituições, são importantes demonstrações do estreitamento de laços entre o serviço público e a população. Isso gera confiança e fortalece uma das grandes diretrizes para a saúde coletiva. E esta parceria tem trazido proximidade ao público masculino que, muitas vezes, tem ficado indiferente aos cuidados necessários de saúde", afirmou o gerente da UBS Tereza Barbosa, Eudes Inacio da Silva.
Novembro Azul
Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, representando cerca de 29% dos casos de câncer, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Somente em 2023, foram estimados mais de 70 mil novos casos no país, o que ressalta a importância de iniciativas que promovam a conscientização e o diagnóstico precoce.
No Nordeste, a situação também é alarmante. Dados mostram que a taxa de mortalidade é significativa, com uma média de aproximadamente 15,9 mortes a cada 100 mil habitantes, superior à média nacional.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA
Arqueólogos encontram esgoto romano de 2.250 anos em funcionamento em cidade na Turquia
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Presente de Natal: Contratados demitidos e efetivos da Saúde com sobrecarga de trabalho
-
3FUTEBOL
CBF divulga participantes e confrontos da Copa Verde 2025
-
4NOVA IDADE
Cristiana Oliveira posa de topless em varanda e reflete sobre a chegada aos 61 anos
-
5ACABOU A ESPECULAÇÃO
JHC renova compromisso com o PL e amplia parcerias com Governo Federal para avanços em Maceió