Alagoas

Programa Salva Mais transfere paciente do Hospital de Emergência do Agreste para Recife

Tony Medeiros / Ascom HEA 28/11/2024
Programa Salva Mais transfere paciente do Hospital de Emergência do Agreste para Recife
Por meio do Programa Salva Mais, o paciente Nilton Batista retorna a Recife, onde dará continuidade ao tratamento perto dos filhos - Foto: Pedro Torres / Ascom Sesau


O Governo de Alagoas, por meio do Programa Salva Mais, realizou a transferência, por transporte aéreo, do paciente pernambucano Nilton Batista, de 69 anos. Vítima de acidente de trânsito em Alagoas, ele estava internado no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, desde o dia 13 de julho deste ano, e foi transferido de volta para Recife (PE), na tarde desta quinta-feira (28).

 

A ação mobilizou profissionais do Hospital do Agreste, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e militares do Corpo de Bombeiros Militar. Eles seguiram os protocolos do Programa Salva Mais, que é resultado da parceria entre as secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e da Segurança Pública (SSP).


 

Maria de Fátima Silva Batista, esposa de Nilton Batista, comemorou a transferência do marido, para que ele possa dar continuidade ao tratamento perto dos filhos, que moram em Recife. “Agradeço ao Governo de Alagoas por esta transferência. Minha gratidão aos profissionais do Hospital de Emergência do Agreste que salvaram meu marido”, disse Fátima, casada com o paciente há 46 anos.

 

Ela relatou que são pernambucanos, mas que mora com o marido em Maceió, e que ele trabalha como representante de vendas de uma empresa de material de construção. “Ele estava viajando a trabalho para Arapiraca, quando o carro onde estava capotou, no município de Campo Alegre. Ele recebeu os primeiros socorros em Campo Alegre mesmo e foi trazido para o Hospital de Emergência do Agreste. Os exames apontaram uma gravidade no estado de saúde dele, e os profissionais foram rápidos para os procedimentos necessários. Nilton foi para a UTI [Unidade de Terapia Intensiva] e depois da melhora clínica veio para a enfermaria”, detalhou.


 

O traumatismo cranioencefálico deixou sequelas. Por causa da dificuldade na fala e nos movimentos, os profissionais do Programa Preparando a Volta Para Casa, serviço oferecido pelo próprio HEA, treinaram os familiares de Nilton para acolhê-lo em casa, como a forma correta de cuidar no banho, alimentação e como realizar as outras atividades de rotina. “Eles foram sensacionais nas explicações e treinamento”, disse Maria de Fátima.

 

O retorno para Recife marcará uma nova etapa na recuperação de Nilton Batista. “Ficamos muito felizes por conseguir que o Nilton retornasse para sua família. O trabalho só foi possível graças aos governos de Alagoas e Pernambuco, unindo forças para salvar mais vidas”, afirmou o enfermeiro do HGE, Andervan Leão.