Geral
UPA Santa Lúcia recebe selo Prata no Congresso de Cardiologia do Hospital do Coração Alagoano
Certificação do selo Prata em virtude da excelência no atendimento prestado aos pacientes cardiovasculares confirma o compromisso da UPA Santa Lúcia com o programa
Maceió (AL), novembro de 2024 - Com apenas oito meses de funcionamento, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Lúcia, sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), foi premiada com o selo Prata, por meio do programa Bate Coração, implantado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), durante a primeira edição do Congresso de Cardiologia do Hospital do Coração Alagoano.
O evento, realizado nos dias 22 e 23 de novembro, no Centro de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, contou com a participação de 118 palestrantes de âmbito nacional e internacional, que discutiram sobre os avanços e inovações mais recentes na cardiologia e cirurgia cardiovascular, além de homenagens e apresentação de trabalhos científicos.
E o reconhecimento da UPA se deu pelo excelente desempenho da equipe de profissionais no programa, através dos processos e fluxos estabelecidos para os pacientes cardiovasculares, com foco na qualidade, segurança e humanização do atendimento.
“Ser premiada com selo Prata, em virtude do engajamento de nossa equipe e visando o comprometimento diante de nossos pacientes cardiovasculares, só reafirma que estamos no caminho certo, em um processo de melhorias contínuas, trazendo práticas eficazes e eficientes, sempre almejando o cuidado e a segurança do paciente durante sua jornada em nossa unidade”, destaca Walma Marinho, diretora-geral da UPA Santa Lúcia.
O programa Bate Coração é uma iniciativa pioneira em todo o Brasil, que faz uso da telemedicina para um diagnóstico mais rápido e que promete revolucionar o tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), reduzindo a mortalidade, números de internação e invalidez, e os custos relacionados a medicamentos e tratamentos.
Fluxo de atendimento
Funciona assim: ao chegar na UPA Santa Lúcia, o paciente realiza o exame de Ecocardiograma (ECG) dentro do tempo preconizado e, em seguida, tem seu perfil inserido no aplicativo “Join”, assegurando que as decisões médicas sejam realizadas de maneira segura e efetiva junto a este paciente.
Dessa forma, as possíveis sequelas de um infarto são minimizadas ou, em alguns casos, por terem sido identificadas rapidamente, sequer existam.
Esse tipo de atendimento, atrelado ao empenho dos profissionais em garantir um excelente atendimento aos pacientes neste processo, resultou na certificação com o selo Prata através do programa Bate Coração.
Sobre a UPA Santa Lúcia
A UPA Santa Lúcia é custeada pela Prefeitura de Maceió (AL) e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 19 leitos e tem capacidade para atender até 350 pacientes por dia, ofertando serviços de urgência e emergência em Clínica Médica, Odontologia, Ortopedia e Pediatria, e exames de raio-x, eletrocardiograma (ECG) e laboratoriais. É classificada como Porte III e atende ininterruptamente em regime 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive aos finais de semana e feriados, exceto Odontologia.
Sobre o ISAC
O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.
Mais lidas
-
1DEFESA
Análise: Índia tem equipamentos mais eficientes do que caças Tejas Mk1A a oferecer ao Brasil
-
2FIM DE PAPO
CNJ divulga resultado final do concurso de cartórios em Alagoas
-
3OSCAR DO RÁDIO
Nova edição do Prêmio Radialista Odete Pacheco homenageia grandes comunicadores de Alagoas
-
4DEBATE
Terceira Guerra Mundial à vista?
-
5CORTE DE GASTOS
Corte de gastos na Defesa não afeta Lula, pois militares têm 'gordura' para queimar, diz analista