Esportes
Arqueólogo amador descobre na Dinamarca espada da Idade do Bronze dobrada antes de ritual (FOTO)
O arqueólogo amador Claus Falsby, com a ajuda de um detector de metais, examinou um pântano perto da cidade dinamarquesa Vikso, onde em 1942 foram encontrados dois elmos da Idade do Bronze.
Ele descobriu uma série de objetos que na Idade do Bronze tardia e início da Idade do Ferro eram deixados por antigos habitantes desta região como oferenda ritual.
Entre os achados havia dois machados de bronze, três tornozeleiras, o fragmento de uma grande fíbula, um objeto não identificado e uma espada de bronze que foi especialmente dobrada antes de um ritual, informa o museu ROMU.
De acordo com a equipe do museu, a espada encontrada representa o período de transição em que foi feita, porque a lâmina em si era feita de bronze e os rebites já eram feitos de ferro.
Destaca-se também que aparentemente a arma não foi produzida no local, mas importada do sul. Os cientistas acreditam que por volta de 500 a.C., o artefato foi feito em uma região ao norte dos Alpes, onde naquela época havia uma cultura arqueológica de Hallstatt.
Entre outras coisas, o comunicado de imprensa afirma que posteriormente o arqueólogo amador a dezenas de metros do local descobriu outro artefato valioso – um torque de bronze decorado com ornamentação.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA
Análise: Índia tem equipamentos mais eficientes do que caças Tejas Mk1A a oferecer ao Brasil
-
2FIM DE PAPO
CNJ divulga resultado final do concurso de cartórios em Alagoas
-
3OSCAR DO RÁDIO
Nova edição do Prêmio Radialista Odete Pacheco homenageia grandes comunicadores de Alagoas
-
4DEBATE
Terceira Guerra Mundial à vista?
-
5CORTE DE GASTOS
Corte de gastos na Defesa não afeta Lula, pois militares têm 'gordura' para queimar, diz analista