Cidades

Feira de Empreendedores Culturais destaca diversidade de talentos e tradições no Circuito Penedo

Evento revela riqueza da cultura brasileira ao reunir talentos diversos, produtos artesanais e iniciativas inovadoras em espaço que conecta tradição e modernidade

Larissa Cristovão – estudante de Jornalismo com fotos de Bruno Vieira 28/11/2024
Feira de Empreendedores Culturais destaca diversidade de talentos e tradições no Circuito Penedo

Além de ser um evento de grande relevância para o audiovisual brasileiro, o Circuito Penedo de Cinema também se consolida como um espaço fértil para empreendedores culturais apresentarem seus trabalhos e histórias. A Feira acontece até o dia 1º de dezembro, na Praça 12 de Abril, no Centro Histórico da cidade, proporcionando aos visitantes e participantes dias repletos de troca de experiências e celebração da cultura e, dentre as atrações, duas participantes chamaram a atenção pela riqueza de suas contribuições: Dona Laucenilta e Zauann Kariri.

Dona Laucenilta é reflexologista podal e tem 55 anos. Ela vê no evento uma oportunidade indispensável para divulgar sua técnica terapêutica, que utiliza a pressão em ponto específico dos pés para promover equilíbrio energético e aliviar distúrbios físicos e emocionais. “O Circuito é de suma importância, porque a divulgação é a alma do negócio. Muitas pessoas não sabem o que é a reflexologia podal, nem o valor dessa técnica. O evento abre um leque para que outros vejam, estudem, e para que pessoas acanhadas em casa possam criar coragem de expor seus negócios. Embora você ache que seja pequeno, o olhar do outro é grandioso e vai ver de forma especial”, ressaltou.



Zauann Kariri, por sua vez, trouxe a força da ancestralidade e da arte indígena para a Feira. Durante uma viagem das nascentes do rio São Francisco até sua foz, ela decidiu fazer uma pausa em Penedo, onde se encantou pelo evento e resolveu participar. Trabalhando com artesanato indígena, Zauann cria colares, pulseiras e brincos utilizando miçangas de vidro e sementes. Ela defendeu a autenticidade de cada trabalho: “Cada um tem sua identidade, e cada serviço é único quando feito com o coração. No meu caso, exponho muito da minha ancestralidade e do meu povo”, contou Zauann.

A Feira reforça o compromisso do Circuito Penedo de Cinema em integrar cultura, empreendedorismo e diversidade, mostrando que há espaço para todos compartilharem seus talentos e expandirem suas redes. O evento transforma a cidade em um palco para sonhos e histórias, conectando pessoas e valorizando o que há de mais genuíno em cada iniciativa.

Sobre o Circuito

O Circuito Penedo de Cinema será realizado até o dia 1º de dezembro pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult-AL) e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS).

Além disso, tem patrocínio da Prefeitura de Penedo, do Sebrae, do Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL), do Comitê de Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), do governo federal por meio do Banco do Nordeste e Lei de Incentivo à Cultura e apoio da Mistika, Super Connect, Infograf, Partiu Penedo e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).