Internacional

Equipe de Trump quer trabalhar em acordo sobre Ucrânia antes da posse do republicano

Em declaração à Fox News, futuro assessor de segurança da Casa Branca diz que a ideia é debater o assunto já durante a transição de governo.

24/11/2024
Equipe de Trump quer trabalhar em acordo sobre Ucrânia antes da posse do republicano
Foto: © AP Photo / Evan Vucci

A equipe do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, pretende iniciar as tratativas relativas a um acordo de paz entre Ucrânia e Rússia já durante a transição de governo.

A informação foi dada neste domingo (24), pelo futuro assessor de segurança da Casa Branca, Mike Waltz, em declarações à Fox News. Segundo Waltz, a ideia é iniciar as discussões com a gestão do atual presidente, Joe Biden, e continuar após a posse de Trump, em 20 de janeiro.

"O presidente Trump tem sido muito claro sobre a necessidade de pôr fim a este conflito. O que temos que discutir é quem vai estar ao redor da mesa, se é um acordo, um armistício, como conseguimos que ambas as partes se sentem ao redor da mesa e qual será o marco para um acordo", disse Waltz à emissora.

Ele acrescentou que os oponentes de Trump, que "que pensam que esta é uma oportunidade para confrontar uma administração com a outra, se enganam" e enfatizou a preocupação do presidente eleito com a escalada do conflito.

O temor se dá por conta da decisão de Biden de autorizar Kiev a usar armas de fabricação americana em ataques ao território da Rússia, o que desencadeou reação de Moscou, que autorizou o uso do míssil hipersônico Oreshnik em ações em resposta a ataques realizados com mísseis ocidentais.

Em relação à escalada no Oriente Médio, Waltz afirmou defender um acordo que "realmente traga estabilidade" para a região.

A retirada do apoio dos EUA à Ucrânia era um dos principais temores de aliados ocidentais de Washington, uma vez que o republicano vinha desde a campanha presidencial criticando a atuação da gestão Biden sobre o tema e afirmando que pretendia solucionar questão rapidamente. Os europeus temem que Trump pressione Kiev a negociar um acordo de paz com Moscou.

Por Sputinik Brasil