Política
Discutido projeto que cria o programa de Proteção e Educação Alimentar para Crianças Diabéticas
Os deputados presentes à sessão ordinária desta quinta-feira, 21, apreciaram 18 itens na ordem do dia, entre eles, o projeto de lei ordinária nº 1100/2024, que dispõe sobre a criação do programa de Proteção e Educação Alimentar para Crianças Diabéticas. De autoria do deputado Alexandre Ayres (MDB), a matéria passou por uma segunda discussão, e tem por objetivo orientar crianças de até 12 anos de idade, com diagnóstico de diabetes Melitus tipos 1 e 2, sobre sua alimentação, estabelecendo serviços de reeducação alimentar e acompanhamento nutricional.
"O Estado de Alagoas poderá fornecer, gratuitamente, aos representantes legais das crianças, aparelho medidor de glicose de modelos que não necessitem de amostra sanguínea", estabelece o projeto em um de seus artigos, acrescentando ainda que os responsáveis receberão treinamento para o uso correto e manutenção dos aparelhos.
Em sua justificativa, Alexandre Ayres diz que com esse programa poderá haver um monitoramento mais preciso quanto à prevenção de possíveis complicações da doença. "Haverá também menos sofrimento para as crianças, que não precisarão furar o dedo ao medir a glicose todas as vezes", conclui o parlamentar sobre seu projeto, que precisa passar por uma votação em 2º turno.
Matérias discutidas em 2º turno:
- Projeto de resolução nº 148/2024, de autoria da deputada Cibele Moura (MDB), que concede a comenda de mérito Deputada Lily Lages à senhora Barbara Braga, secretária de Estado do Turismo de alagoas.
- Projeto de resolução nº 156/2024, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), que cria a comenda do mérito dos profissionais da Medicina Veterinária Paulo Bezerra Nunes.
- Projeto de resolução nº 103/2024, de autoria da deputada Cibele Moura (MDB), que concede a comenda Tavares Bastos ao senhor Teotonio Brandão Vilela Filho.
- Projeto de lei ordinária nº 1043/2024, de autoria da deputada Gabi Gonçalves (Progressistas), que reconhece como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado e Alagoas o Corredor Vera Arruda.
- Projeto de lei ordinária nº 1025/2024, de autoria da deputada Carla Dantas (MDB), que dispõe sobre a denominação da rodovia AL 495, ligação da estrada vicinal de Olho D'Água das Flores ao povoado Pedrão - 4,5 km, no município de Olho D'Água das Flores/AL, de Rodovia Simplicio Neris Santiago.
- Projeto de lei ordinária nº 1100/2024, de autoria do deputado Alexandre Ayres (MDB), que dispõe sobre a criação do programa de proteção e educação alimentar para crianças diabéticas no âmbito do Estado de Alagoas.
- Projeto de lei ordinária nº 1024/2024, de autoria da deputada Carla Dantas (MDB), que reconhece como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Alagoas a Festa das Carroças de Batalha/AL.
- Projeto de lei ordinária nº 1007/2024, de autoria do deputado Silvio Camelo (PV), que concede o título de Cidadão Honorário do Estado de Alagoas ao senhor Marcos Vieira Savall.
- Projeto de lei ordinária nº 968/2024, de autoria do deputado Inácio Loiola (MDB), que considera de Utilidade Pública estadual a Associação Amigos do Bem.
Matérias discutidas em 1º turno:
- Projeto de resolução nº 131/2024, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), que concede ao sr. Plácido Adriano de Moraes Nunes a medalha de Cidadão Benemérito Pontes de Miranda, em razão de sua notoriedade jurídica e seus relevantes serviços prestados à sociedade alagoana.
- Projeto de resolução nº 125/2024, de autoria do deputado Silvio Camelo (PV), que concede a comenda do Mérito Legislativo Tavares Bastos ao senhor Luiz Jardim Filho (post morten), representado por seus filhos: senhor Luiz Antônio de Melo Jardim e as senhoras Luciana de Melo Jardim Mota e Marília Jardim Cabral.
- Projeto de resolução nº 124/2024, de autoria do deputado Inácio Loiola (MDB), que concede a comenda Doutor Hélvio Auto ao doutor Diógenes de Mendonça Bernardes.
- Projeto de resolução nº 108/2024, de autoria da deputada Rose Davino (Progressistas), que concede a comenda Audálio Dantas ao executivo de comunicação Sandro Krechowieki.
- Projeto de lei ordinária nº 1087/2024, de autoria da deputada Gabi Gonçalves (Progressistas), que considera de Utilidade Pública o Centro Cultural e Ambiental Cidadela.
- Projeto de lei ordinária nº 1075/2024, de autoria do deputado Inácio Loiola (MDB), que dispõe sobre a obrigatoriedade de formação em primeiros socorros para profissionais da rede estadual de ensino.
- Projeto de lei ordinária nº 1145/2024, de autoria do deputado Marcos Barbosa (Avante), que considera de Utilidade Pública estadual a Associação dos Bombeiros Militares do Estado de Alagoas-ABMAL.
- Projeto de lei ordinária nº 979/2024, de autoria do deputado Alexandre Ayres (MDB), que concede o título de Cidadão Honorário ao ministro José Wellington Barroso de Araújo Dias.
- Projeto de lei ordinária nº 924/2024, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), que dispõe sobre a concessão do título de Utilidade Pública para a Associação Lar e Família.
Mais lidas
-
1MERCADO IMOBILIÁRIO
Com o metro quadrado mais caro do Nordeste, Maceió será palco de imersão para arremate de imóveis
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Julio Cesar não terá apoio de 80% dos vereadores em sua candidatura a deputado estadual; restante dos edis tende também a votar contra
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Orçamento milionário para gerenciar a futura Câmara de vereadores está para ser aprovado; mais de R$ 9 milhões em 2025
-
4COMUNICAÇÃO
Cláudio André será premiado como um dos melhores radialistas de 2024 no Oscar do rádio alagoano
-
5CRIME
Feirante é assassinada em hotel de Palmeira e policial militar é apontado como suspeito