Internacional
China rejeita encontro entre seu ministro da Defesa e chefe do Pentágono, revela mídia
O ministro da Defesa da China, Dong Jun, recusou se reunir com o chefe do Pentágono, Lloyd Austin, por causa dos fornecimentos de armas dos EUA para Taiwan, relata a CNN, citando um alto funcionário da defesa dos EUA.

"Austin desejava se encontrar com o seu homólogo chinês, Dong Jun, na reunião dos ministros da Defesa da ASEAN-Plus, como parte de um esforço de longa data para manter linhas de comunicação militar entre os EUA e a República Popular da China. Mas a China não aceitou a proposta, citando como argumento a recente venda de armas para Taiwan", disse o canal de TV.
A rejeição chinesa da reunião no Laos vem poucos dias depois que o presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente chinês, Xi Jinping, se encontraram no Peru em sua última reunião sob a administração de Biden.
A China tem usado o cancelamento de reuniões e linhas de comunicação como uma forma de mostrar descontentamento aos Estados Unidos.
A China vê Taiwan como parte inalienável de seu território, situação reconhecida por inúmeros países, inclusive pelos EUA, através de documentos. Entretanto, Washington se opõe a qualquer tentativa de mudar o status quo pela força e é o maior fornecedor de armas da ilha, fazendo visitas constantes a Taipé à revelia de Pequim.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1ADEUS AO MESTRE CHICO POTIGUAR
Morre aos 84 anos o professor Francisco Vieira Barros, referência da Matemática e da educação em Palmeira dos Índios e Alagoas
-
2FOLHA INCHADA
Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios escancara descontrole: contratados e comissionados superam em mais de cinco vezes os efetivos
-
3LOTERIAS
Aposta de São Paulo acerta a Mega-Sena e leva prêmio de R$ 2,7 milhões
-
4RÚSSIA
A zona tampão na fronteira com Ucrânia é necessária devido aos ataques ucranianos contra civis, afirma Putin
-
5ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista