Brasil
Presidente Lula tem encontros bilaterais com líderes de Reino Unido, Japão e Índia à margem do G20
Cúpula dos chefes de Estado do G20 terminou nesta terça-feira (19) no Rio de Janeiro, data em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também participou de diversas reuniões bilaterais.
A primeira agenda à margem do G20 do presidente Lula foi com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, quando também participaram os ministros brasileiros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Fernando Haddad (Fazenda) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia). A Índia foi um dos países que aderiu à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa inédita viabilizada durante a presidência brasileira do grupo.
Na ocasião, Lula e Modi conversaram sobre temas como cooperação no setor de biocombustíveis, defesa e aeroespacial. Já o primeiro-ministro indiano elogiou o Brasil pelo trabalho realizado ao longo do ano no grupo e os avanços conquistados.
"O presidente Lula falou do seu desejo de, em 2025, fazer uma visita à Índia, com uma comitiva do governo, da comunidade científica e de empresários para ampliar as relações entre os dois países em setores como energia e fármacos, e também o intercâmbio de universidades e a transferência de tecnologia. O primeiro-ministro Modi disse que a Índia terá um grande prazer em receber a visita do presidente Lula e de sua comitiva no ano que vem, e que vai trabalhar para também fazer uma visita de Estado ao Brasil em 2025", informou em nota o Palácio do Planalto.
Encontro com primeiro-ministro do Japão
Na sequência, o presidente Lula recebeu o primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, que assumiu o cargo no país em outubro deste ano. Os líderes marcaram uma visita de Estado de Lula ao Japão em março do próximo ano. "Participaram da reunião, do lado brasileiro, os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Carlos Fávaro (Agricultura), além do secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Márcio Elias Rosa", acrescentou o Planalto.
Lula e Ishiba discutiram sobre carros híbridos e movidos a hidrogênio, além da cooperação entre os dois países na área de agricultura e indústria e financiamentos para o setor agrícola do país.
No segundo encontro com o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, Lula também recebeu o líder britânico quando discutiram a integração entre os dois países e novas oportunidades de investimentos em várias áreas.
"Lula e Keir Starmer conversaram sobre a COP29 e a COP30 e sobre as metas dos dois países em relação à redução de carbono. A ministra Marina Silva cumprimentou o Reino Unido pelas metas ambiciosas na redução de emissões de carbono. O primeiro-ministro também falou sobre iniciativas legislativas britânicas para melhorar direitos trabalhistas no Reino Unido", informou o Planalto.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1HIPISMO
Amadora no hipismo, Shanna Garcia sonha com parceria para ser amazona de elite
-
2NAU À DERIVA
Ronaldo Medeiros defende afastamento de Ricardo Barbosa da presidência do PT
-
3JUSTIÇA CÉLERE
Juiz nega intervenção administrativa e suspensão de recursos ao CSE
-
4EUA
Kamala Harris tem pior resultado entre democratas nos últimos 20 anos com gastos recordes, diz mídia
-
5ESCÂNDALO NO CSE
Presidente José Barbosa responde a áudios vazados e acusações de divisão de receitas do clube