Política

Prefeitura inicia instalação de banheiros públicos autolimpantes em Maceió

16/11/2024
Prefeitura inicia instalação de banheiros públicos autolimpantes em Maceió

Inovação, economia e responsabilidade ambiental. Foi partindo destes princípios que a Prefeitura de Maceió iniciou a instalação dos banheiros autolimpantes em pontos estratégicos da capital. Na primeira fase de implantação, quatro locais serão contemplados: Centro, Vergel do Lago, Mirante da Santa Amélia e Parque do Centenário. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) e a Secretaria Municipal de Ações Estratégicas e Integração Metropolitana (Semaemi).

O banheiro autolimpante oferece um elevado padrão de eficiência e higiene. Após o uso, eles são capazes, de forma automatizada, de higienizar a superfície do vaso sanitário, lavar o piso e aromatizar o ambiente em apenas 15 segundos. Além disso, contribuem com o meio ambiente, já que reduzem em até 80% o consumo de água, comparado a uma descarga comum, com apenas 2 litros por uso.

Novos banheiros estarão, inicialmente, disponíveis em quatro pontos da cidade. Foto: Beto Macário/Secom Maceió
Novos banheiros estarão, inicialmente, disponíveis em quatro pontos da cidade. Foto: Beto Macário/Secom Maceió

Moacir Teófilo, diretor-presidente da Alurb, ressalta a importância da implantação de novas tecnologias, principalmente visando a preservação do meio ambiente.

"A gestão do Prefeito JHC tem esse olhar, pensando prioritariamente em melhorar a vida do cidadão e preservar a natureza, evitando o gasto excessivo de água. Além disso, é algo inovador, que deixa a cidade mais moderna, atrativa e confortável para quem transita", disse.

Os equipamentos ainda ofertam sensores que detectam a presença de pessoas e identificam o momento exato para executar a limpeza, horários de funcionamento programados de acordo com a necessidade e alta capacidade de atendimento ao público. Além de Maceió, cidades como Florianópolis, Balneário Camboriú e Belo Horizonte também contam com a tecnologia.