Alagoas

Sedics recebe empresários e apresenta cenário de fornecimento de matéria-prima de reciclado às indústrias

Juliana Gomes (sob supervisão) / Ascom Sedics 14/11/2024
Sedics recebe empresários e apresenta cenário de fornecimento de matéria-prima de reciclado às indústrias
<p class="font-12"/> - Foto: Ascom Sedics



A Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Comércio, Indústria e Serviços (Sedics), por meio da secretaria Executiva do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária e da Superintendência de Sustentabilidade, trabalha para estreitar laços entre o setor industrial e as cooperativas alagoanas.

Em reunião com empresários da Ecoposte e RenovaUrb, na última terça-feira (12), na Sedics, no bairro de Jaraguá, a superintendente de Sustentabilidade, Roberta Bastos, apresentou o cenário de fornecimento de matéria-prima de reciclados para o atendimento à indústria, através das cooperativas de catadores do estado. O objetivo foi demonstrar como as cooperativas, que contam com isenção do ICMS nas operações de venda de sucata e matérias recicláveis às indústrias alagoanas, têm se estruturado para fornecer materiais recicláveis. As empresas têm previsão de instalação de fábricas em Alagoas.

“O estado de Alagoas é o único do Nordeste que conta com essa isenção do ICMS para as cooperativas e associações de catadores. Além disso, as cooperativas alagoanas emitem cadastro no Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos, que é o sistema de comunicação de resíduos do Instituto do Meio Ambiente (IMA), emitem o Manifesto de Transporte de Resíduos, e o Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos, que é um registro de transporte federal. Tudo isso demonstra um cenário sólido e diferencial de Alagoas, perante o panorama nacional”.

 

A secretaria Alice Beltrão destacou a importância de promover parcerias entre as cooperativas e o setor privado, uma vez que a colaboração entre esses dois segmentos pode gerar benefícios mútuos, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável e a geração de emprego e renda para as comunidades.

“A integração das cooperativas de catadores ao mercado formal e à cadeia produtiva das indústrias é um passo essencial para a criação de um ciclo virtuoso de reaproveitamento de materiais e de inclusão social", ressalta. 

 

Além da reunião de apresentação, os empresários e a equipe da Sedics realizaram uma visita técnica, nesta quarta-feira (13), à sede da Cooperativa de Trabalho dos catadores de Marechal Deodoro (CoopMar - Coleta Seletiva Solidária) e puderam conhecer mais sobre o trabalho realizado pelos catadores.