Alagoas
Na Paraíba, 155 estudantes representam Alagoas nos Jogos Escolares da Juventude
Em 2024, os Jogos Escolares da Juventude (JEJ), que acontecem em João Pessoa (PB) até o próximo dia 29, 155 estudantes alagoanos representam Alagoas. Organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), os JEJ são o maior evento de desporto escolar do país e terão na sua abertura, nesta quinta-feira (14), a presença de medalhistas olímpicos de Paris 2024 como embaixadores dos Jogos, a exemplo da ginasta Rebeca Andrade e da judoca Bia Souza.
Quando somados os técnicos e oficiais, a delegação alagoana passa de 180 pessoas. Os atletas competem em 15 modalidades – atletismo, natação, ciclismo, taekwondo, wrestling, judô, badminton, esgrima, tênis de mesa, ginástica rítmica, ginástica artística, vôlei de praia, vôlei de quadra, basquete e handebol.
“Teremos os campeões dos Jogos Estudantis de Alagoas representando nosso estado em um evento que conta com mais de quatro mil estudantes atletas de 15 a 17 anos de todo o país. Não temos dúvida de que darão o melhor de si e orgulharão Alagoas”, afirma o chefe de delegação Paulo Buarque.
REDE ESTADUAL
Vinte e cinco estudantes da rede estadual integram a delegação alagoana. Dentre eles estão Weudja da Silva e Isabelly Cardoso, da Escola Estadual Alfredo Gaspar de Mendonça, de Maceió. Cada uma com duas medalhas no atletismo durante o Jeal – Weudja ouro nos 800 m e prata nos 400 m e Isabelly ouro nos 100 m com barreira e prata no salto em distância -, as garotas estão confiantes para sua segunda participação nos JEJ (também estiveram na edição 2023 dos jogos em Ribeirão Preto).
“Treinamos bastante e, como esta será minha segunda participação nos Jogos da Juventude, este ano, vou com mais força e experiência”, conta Weudja. “Treinamos todos os dias e estamos preparadas para competir e representar bem Alagoas”, complementa Isabelly, que, recentemente, também trouxe bronze para Alagoas no revezamento 4x100 m com barreiras no Troféu Norte-Nordeste de Atletismo em Recife.
Weudja e Isabelly foram talentos descobertos pela professora da rede estadual Ciane de Jesus, que, junto com as garotas, participa do projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) por meio da equipe de atletismo VUPs que, treina diariamente na pista do Campus A.C Simões.
“Fico muito feliz com a conquista das meninas. A vida de atleta é feita de esforço, dedicação e resiliência. Não basta treinar, tem que cuidar da alimentação, do psicológico e, claro, empenhar-se nos estudos. Por isso, tenho muito orgulho delas e espero que não só elas, mas toda a delegação alagoana tenha bons resultados nos JEJ”, destaca Ciane.
JEBs
Nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que reuniu atletas de 12 a 14 anos em Recife, Alagoas teve 24 medalhas, dentre os quais o ouro de Esthefany Letícia de Assis da Silva, da Escola Estadual Teotônio Vilela, no wrestling (até 50 kg); a prata de Evelyn dos Santos, Escola Estadual Mário Broad, de Maceió, no judô (categoria - 40kg); o bronze de Michael Moisés Tavares, também da Mário Broad, bronze no judô (categoria – 48kg) e o bronze de Ketilly de Assis da Silva; da Teotônio Vilela, no wrestling (até 46 kg).
Mais lidas
-
1MACEIÓ
Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente acontece nesta segunda
-
2TENTATIVA DE GOLPE
PF põe Bolsonaro como líder de organização e vê viagem aos EUA como parte de plano, diz TV
-
3ABATE CLANDESTINO
FPI flagra abate clandestino e evita o adoecimento da população em Penedo
-
4TEMPORADA 2025
CBF divulga jogos de ASA e CSA para a primeira fase da Pré-Copa do Nordeste
-
5MARECHAL DEODORO
Exame de DNA confirma: corpo encontrado carbonizado é de líder comunitário desaparecido