Internacional

Com estreia do J-35A, China é o 2º país do mundo a operar 2 tipos de caças furtivos, diz mídia

O novo caça furtivo da China, o J-35A, está programado para estrear no Airshow China 2024, de acordo com um anúncio feito na terça-feira (5) pela Força Aérea do Exército de Libertação Popular (ELP) chinês.

06/11/2024
Com estreia do J-35A, China é o 2º país do mundo a operar 2 tipos de caças furtivos, diz mídia

Segundo especialistas que falaram ao Global Times (GT), com o comissionamento oficial do J-35A na Força Aérea do ELP a China se torna o segundo país do mundo a operar dois tipos de caças furtivos.

Ao todo, a Força Aérea do ELP vai exibir 36 tipos de equipamentos em suas demonstrações aéreas e exibições estáticas terrestres, para mostrar o desenvolvimento de seus equipamentos de forma abrangente, marcando o 75º aniversário de sua criação e sua participação no Airshow China 2024.

As equipes acrobáticas Bayi e Red Falcon, juntamente com 26 aeronaves de sete tipos, como o caça furtivo J-20, o caça multifunção J-16 e a aeronave-tanque YU-20A, vão fazer apresentações no evento, segundo comunicado da força.

Além disso, pela primeira vez novos equipamentos, como o caça furtivo multifunção J-35A de médio porte, o sistema de mísseis terra-ar HQ-19 e o drone de reconhecimento armado de novo tipo serão exibidos, o que para os especialistas ouvidos pelo GT significa a confirmação de sua entrada em serviço e o atendimento aos padrões técnicos e táticos do ELP.

A China revela oficialmente seu caça furtivo J-35A de 5ª geração em Zhuhai. E uma breve comparação com o caça norte-americano F-35A

O J-35A tem um design diferente do primeiro caça furtivo da China, o J-20. O J-20, com uma configuração de asa com canards, é um caça pesado com foco em missões de superioridade aérea comparável ao F-22 dos EUA, enquanto o J-35A de tamanho médio usa uma configuração de asa de cauda semelhante ao F-35 dos EUA que também tem fortes capacidades de ataque de superfície, de acordo com o especialista em aviação militar chinês Fu Qianshao, que falou ao GT.

De acordo com a Corporação da Indústria de Aviação da China (AVIC, na sigla em inglês), a desenvolvedora do J-35A, a missão da aeronave furtiva é capturar e controlar a superioridade aérea, eliminar aeronaves de combate hostis de quarta/quinta geração e forças de defesa antiaérea de solo/superfície, bem como interceptar alvos hostis aéreos, incluindo caças, bombardeiros e mísseis de cruzeiro.

Refletindo os últimos insights dos projetistas de aviões de guerra chineses sobre combate aéreo, a nova aeronave de combate foi testada no início deste ano, segundo a Televisão Central da China em setembro, no porta-aviões Liaoning da Marinha do ELP. A letra "A" em seu nome indica inclusive que outras versões podem ser colocadas em serviço, fazendo com que a mídia especulasse ainda se a nova aeronave poderia ser a versão embarcada do J-35.