Esportes
Vice-campeã da Maratona de Tóquio-2023 é suspensa por 4 anos por suspeita de doping sanguíneo
Vice-campeã da Maratona de Tóquio de 2023, a etíope Tsehay Gemechu foi suspensa por quatro anos por suspeita de doping sanguíneo, divulgou a Unidade de Integridade do Atletismo nesta quinta-feira.
A etíope de 25 anos também perdeu todos seus resultados e suas premiações desde março de 2020, incluindo o segundo lugar na prova de Tóquio em março de 2023, quando completou a prova em pouco menos de 2 horas e 17 minutos, 24º melhor tempo feminino na história.
Gemechu também ficou em quarto lugar nos 5.000 m no Campeonato Mundial de 2019 em Doha e disputou os 10.000 m nos Jogos de Tóquio, disputados em 2021. Ela foi desclassificada da prova olímpica por violação de pista e não terminou a maratona do Mundial de 2023 em Budapeste.
A Unidade de Integridade do Atletismo informou que Gemechu tinha valores sanguíneos suspeitos em seu passaporte biológico, documento que pode mostrar indicadores de doping durante longos períodos de tempo sem a necessidade de um teste positivo.
A etíope forneceu 50 amostras de sangue ao longo de um período de cinco anos. De acordo com o veredicto do tribunal antidoping independente, as amostras coletadas em março de 2020 e em abril e maio de 2022 apresentaram "indícios de manipulação de sangue". A suspensão de Gemechu termina em novembro de 2027.
Mais lidas
-
115 MORTOS
Identificado motorista do acidente na Serra da Barriga; ele está entre os mortos
-
2GUERRA NA UCRÂNIA
Esforços de Biden para 'fortalecer Ucrânia' antes de sua saída podem ajudar Trump, diz mídia
-
3ACIDENTE EM UNIÃO DOS PALMARES
Número de feridos e de vítimas fatais ainda não foi divulgado; perícia vai avaliar condições do ônibus
-
4STF
Mídia: ministros do STF indicados por Bolsonaro podem ficar fora de julgamento sobre plano de golpe
-
5UNIÃO DOS PALMARES
Capotamento de ônibus na Serra da Barriga deixa cerca de 40 feridos