Alagoas
Corpo de Bombeiros realiza encontro entre mulheres em alusão ao Outubro Rosa
O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) realizou, na manhã desta quinta-feira (31), um encontro de mulheres em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização e combate ao câncer de mama. O evento aconteceu no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió, e foi direcionado às bombeiras militares e estagiárias da corporação.
O encontro proporcionou um momento significativo e reflexivo sobre a importância de cuidar da saúde física e emocional das mulheres, reforçando o autocuidado como elemento essencial para uma vida equilibrada e plena. A programação contou com dinâmicas de grupo e orientações práticas, com o objetivo de promover a autoestima e incentivar o autocuidado.
Um dos destaques do evento foi a palestra “Outubro Rosa - Autocuidado que Transforma”, com a participação de Evelynne Gomes, médica ultrassonografista, Gleyce Albuquerque, psicóloga, e Dizziany Moura, consultora de imagem. As palestrantes abordaram temas como autocuidado, autoestima, bem-estar e qualidade de vida. Além disso, a major Ana Carla e a tenente-coronel Viviane Suzuki discutiram as diretrizes do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM) para as bombeiras militares.
A abertura do evento contou com um relato emocionante do comandante-geral Sérgio André Silva Verçosa, que compartilhou a experiência de sua família com o câncer de mama. Em seu discurso, ele falou sobre o apoio essencial da família durante essa jornada.
“Essa é uma importante palestra, porque minha esposa hoje está com câncer de mama. Não sei se vocês sabem, mas eu estou passando por essa fase. Sabemos que essa doença é algo muito potente, por isso é necessário uma base forte, chamada rede de apoio. Eu aprendi que ter a família, o marido e os filhos ao lado é fundamental para as pessoas que são acometidas com esse tipo de enfermidade. Eu digo que ela é a careca mais bonita do mundo, pense com uma carequinha linda. Eu morro de paixão por ela, eu digo para ela: não tem como você ficar feia, você é linda de todo jeito e estamos passando por isso junto e não estamos sozinhos.”, afirmou o comandante, visivelmente emocionado.
Já a major Ana Carla trouxe informações do último Encontro Nacional de Bombeiras Militares (ENBOM), realizado este ano no Rio de Janeiro, e discutiu questões como o fortalecimento de direitos para as militares mães, incluindo a necessidade de quartéis adaptados para períodos de amamentação, com salas específicas. Na ocasião, também foi ressaltada a importância dos bombeiros estarem atentos a ocorrências que possam indicar violência contra a mulher, e mencionada a proposta de criar diretrizes nacionais para orientar o atendimento a essas situações.
A médica Evelynne Gomes, que já fez parte da corporação, expressou sua alegria em retornar ao CBMAL para contribuir com o Outubro Rosa. “Fiquei muito feliz com o convite para falar sobre a saúde da mulher e a importância do autocuidado neste mês de conscientização. Voltar ao Corpo de Bombeiros, uma casa que já fiz parte, e ajudar na disseminação de informações sobre o câncer de mama é uma grande satisfação”, afirmou a médica.
A tenente-coronel Viviane Suzuki reforçou a importância do encontro para o acolhimento e apoio às mulheres que atuam na corporação e destacou os próximos passos. “Esse momento de hoje marca o início de um dos muitos projetos que estamos planejando para reunir o público feminino dentro dos quartéis, visto que teremos outros encontros para tratar sobre nosso universo institucional.”, concluiu a coronel.
*Estagiária sob supervisão.
Mais lidas
-
115 MORTOS
Identificado motorista do acidente na Serra da Barriga; ele está entre os mortos
-
2GUERRA NA UCRÂNIA
Esforços de Biden para 'fortalecer Ucrânia' antes de sua saída podem ajudar Trump, diz mídia
-
3ACIDENTE EM UNIÃO DOS PALMARES
Número de feridos e de vítimas fatais ainda não foi divulgado; perícia vai avaliar condições do ônibus
-
4CAPOTAMENTO DE ÔNIBUS
Tragédia na Serra da Barriga: Número de mortos chega a 18 após falecimento de criança no HGE
-
5STF
Mídia: ministros do STF indicados por Bolsonaro podem ficar fora de julgamento sobre plano de golpe