Alagoas

100 anos de Arapiraca: nova sede do Hemoal qualifica atendimento aos doadores e pacientes

Josenildo Törres 30/10/2024
100 anos de Arapiraca: nova sede do Hemoal qualifica atendimento aos doadores e pacientes



Além de ser o segundo município mais populoso de Alagoas, Arapiraca conta com localização privilegiada, por estar situado em uma faixa de terra que ocupa o meio do estado. Por esta razão, quando se planeja descentralizar serviços governamentais para o interior, a Terra do Fumo, que completa 100 anos de Emancipação Política nesta quarta-feira (30), tem a preferência dos gestores públicos. Este foi o fator decisivo para o Governo do Estado implantar uma unidade descentralizada do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) em solo arapiraquense. Com esta medida, facilitou-se o acesso à doação de sangue e ao tratamento de doenças hematológicas para os moradores das 46 cidades do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, que formam a II Macrorregião de Saúde.



Funcionando em um prédio amplo e moderno, no bairro Eldorado, o Hemoal Arapiraca conta com equipamentos de última geração e uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, que atua em consonância com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS). Com isso, os candidatos à doação de sangue podem praticar o gesto nobre com eficiência, agilidade e em um ambiente acolhedor. Paralelamente, os pacientes hematológicos, acometidos por doenças como a hemofilia, têm as dores minimizadas por profissionais altamente capacitados e que prestam assistência humanizada, principal missão de uma unidade de saúde que tem o bem estar dos seus pacientes como principal atribuição.



E como prova de que o Hemoal Arapiraca desempenha papel fundamental para a saúde pública alagoana, o Governo do Estado adquiriu uma nova sede, que foi entregue no dia 31 de março de 2022. O novo prédio conta com um moderno Núcleo de Hemoterapia, que dispõe de sala do serviço social, consultórios para triagem médica e sala de coleta de sangue com quatro poltronas, além de uma lanchonete. Também integram no novo espaço o Núcleo de Laboratórios, Dispensação de Sangue e Hemocomponentes, Ambulatório de Hematologia e toda a parte administrativa.




A supervisora do Hemoal Arapiraca, a assistente social Aurélia Fernandes, ressalta que as novas instalações são modernas e possibilitam a convergência da parte administrativa, laboratorial, assistencial e de captação de doadores de sangue e medula óssea. "Dispomos de um espaço único, que assegura mais conforto aos nossos servidores e usuários, sejam eles doadores de sangue e medula óssea ou pacientes hematológicos. Com a nova sede, que é um presente para o centenário de Arapiraca, prestamos assistência hematológica para a II Macrorregião de Saúde, bem como, fornecemos sangue para 17 estabelecimentos de saúde, além de seis Agências Transfusionais, funcionando, para isso, 24 horas por dia, todos os dias da semana, os 365 dias do ano”, enfatiza.



Estímulo à doação de sangue 




A voluntária Mirian Santos, que realizou a doação de sangue para ajudar uma tia que passou por um procedimento cirúrgico, salienta que a estrutura do Hemoal Arapiraca é um estímulo à doação de sangue, uma vez que, segundo ela, o local é amplo e moderno. A arapiraquense pontua que a unidade conta, ainda, com servidores capacitados e que atendem aos voluntários com simpatia e de forma técnica, esclarecendo todas as dúvidas que surgem sobre o processo que o candidato percorre até efetivar a doação.  

 

"Outro ponto de destaque do novo Hemoal Arapiraca, é que ele fica localizado em uma rua que facilita estacionarmos nossos veículos no momento em que decidimos vir doar sangue ou mesmo receber atendimento hematológico. Esse é outro ponto positivo a ser destacado na nova sede do hemocentro, cujos servidores primam por um atendimento humanizado, empático, onde a gente se sente acolhido e, mesmo que esteja nervoso na hora de doar sangue, acaba se tranquilizando. Por isso, conclamo os arapiraquenses ou os moradores de outro município do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco para que venham ao Hemoal Arapiraca doar sangue, porque é muito gratificante estar contribuindo para salvar outras vidas", frisa Mirian Santos.


Evolução

Servidora do Hemoal Arapiraca desde a fundação do órgão, a assistente social Ruth Neide Barbosa é testemunha viva da evolução do hemocentro, que iniciou suas atividades em um prédio situado na Rua Geraldo Barbosa Lima, no bairro Centro, vizinho ao 5º Centro de Saúde. Entusiasmada com a nova sede e o novo momento vivido pelo órgão ao qual dedica sua vida profissional, ela salienta ser um prazer atuar em uma unidade de saúde que tem como principal missão salvar vidas.

"O meu maior prazer profissional é dizer que trabalho no Hemoal Arapiraca, pois lido todos os dias com pessoas que têm o propósito de salvar vidas, sejam os doadores de sangue e medula óssea, sejam os meus colegas servidores. Agora, com a nova sede, ampla e moderna, estou ainda mais motivada para desempenhar meu trabalho e receber o povo solidário de Arapiraca, do Agreste e Sertão", enfatiza Ruth Neide, ao parabenizar Arapiraca pelo seu centenário.