Política
Projeto cria comenda destinada a homenagear personalidades de destaque no Turismo
Durante a sessão desta terça-feira, 29, o plenário da Casa apreciou diversas proposições, entre elas, o projeto de resolução nº 70/2023, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), que cria a comenda José Luiz do Monte Vasconcelos, destinada a homenagear pessoas que tenham contribuído significativamente para o crescimento do turismo no Estado. A honraria será entregue anualmente, em cerimônia oficial, aproveitando as comemorações de 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo. As homenagens serão destinadas às personalidades que se destacaram por suas ações, projetos ou iniciativas que promoveram o turismo e a valorização do patrimônio turístico de Alagoas.
Pelo projeto, a primeira comenda fica concedida post mortem, ao próprio Luiz José do Monte Vasconcelos, a ser entregue aos seus familiares, como homenagem por todos os seus feitos no desenvolvimento turístico de Alagoas. “A comenda proposta visa, portanto, honrar a memória desse ilustre empresário, perpetuando seu nome em um reconhecimento anual que destaque aqueles que, seguindo seus passos, contribuíram ou contribuem de maneira excepcional para crescimento do turismo em nosso Estado”, ressaltou o deputado.
De acordo o parlamentar, o Turismo desempenha papel crucial na geração de empregos e no desenvolvimento econômico do Estado, sendo vital reconhecer e incentivar daqueles que se dedicam a impulsionar essa atividade. “A comenda pretende criar um estímulo adicional para que empreendedores continuem a desempenhar um papel fundamental na promoção e no crescimento do turismo em Alagoas”, afirma Leonam.
Luiz José do Monte Vasconcelos, empresário do ramo hoteleiro, deixou um legado marcante no cenário turístico alagoano, dedicando sua vida ao desenvolvimento e fortalecimento do setor. Sua visão empreendedora e comprometimento com a excelência na prestação de serviços turísticos contribuíram de maneira significativa para a consolidação de Alagoas como um destino turístico reconhecido nacionalmente.
Acompanhe as demais matérias analisadas em plenário:
Matérias votadas em 2º turno:
- Projeto de lei ordinária nº 1103/2024, de autoria do Poder Executivo, que altera a lei estadual n° 6.514, de 23 de setembro de 2004, que dispõe sobre os critérios e as condições que asseguram aos oficiais e praças da ativa da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas, acesso na hierarquia militar, e altera a lei estadual n° 8.671, de 7 de junho de 2022, que dispõe sobre o Sistema de Proteção Social dos Militares do Estado.
- Projeto de lei ordinária nº 946/2022, de autoria do deputado Cabo Bebeto (PL), que torna obrigatório equipar com aparelho torniquete os veículos que menciona.
- Projeto de lei ordinária nº 1079/2024, de autoria da Mesa Diretora, que concede o Título de Cidadão Honorário do Estado de Alagoas ao senhor Frederico Mendes Júnior.
Matérias discutidas em 2º turno:
- Projeto de resolução nº 133/2024, de autoria da deputada Gabi Gonçalves (Progressistas), que concede a comenda de Mérito Vera Arruda à empreendedora Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues.
- Projeto de resolução nº 85/2024, de autoria da deputada Gabi Gonçalves (Progressistas), que concede a comenda de Mérito Vera Arruda à empreendedora Sandra Regina da Silva Cavalcante.
- Projeto de resolução nº 80/2024, de autoria da deputada Gabi Gonçalves (Progressistas), que concede a comenda de Mérito Vera Arruda à empreendedora Emanuely Vital dos Santos.
- Projeto de lei ordinária nº 974/2024, de autoria do deputado Antonio Albuquerque (Republicanos), que considera de Utilidade Pública estadual o Instituto Geraldo Santos, na cidade de Messias-AL.
- Projeto de lei ordinária nº 955/2024, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), que institui a Semana estadual do Empreendedorismo Feminino.
- Projeto de lei ordinária nº 948/2024, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), que considera de Utilidade Pública a Associação dos Pequenos Criadores e Agricultores Familiares do Agreste e Sertão de Alagoas.
- Projeto de lei ordinária nº 944/2024, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), que dispõe sobre a concessão do título de Utilidade Pública para à Associação das Mulheres Advogadas de Alagoas-Amada.
- Projeto de lei ordinária nº 940/2024, de autoria do deputado Dudu Ronalsa (MDB), que considera de Utilidade Pública o Instituto Vida de Promoção Social-Instituto Vida em Ação.
Matérias discutidas em 1º turno:
- Projeto de lei ordinária nº 1063/2024, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), que concede o título de Cidadão Honorário do Estado de Alagoas ao senhor Fabrício Oliveira.
- Projeto de lei ordinária nº 962/2024, de autoria do deputado Dudu Ronalsa (MDB), que considera de Utilidade Pública a Associação Comunitária dos Produtores Rurais do Sítio Lage Grande e Maria Pereira.
- Projeto de lei ordinária nº 953/2024, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), que dispõe sobre a concessão do título de Utilidade Pública para o Desportivo Aliança.
- Projeto de lei ordinária nº 916/2024, de autoria do deputado Mesaque Padilha (União Brasil), que institui a política estadual de prevenção e atenção à obesidade infantojuvenil.
- Projeto de lei ordinária nº 903/2024, de autoria do deputado Dudu Ronalsa (MDB), que considera de Utilidade Pública a Associação Amigos de Santo Antônio.
- Projeto de lei ordinária nº 805/2024, de autoria da deputada Cibele Moura (MDB), que estabelece prioridade de atendimento psicoterápico e cirurgia plástica reparadora para mulheres vítimas de violência no Estado de Alagoas.
- Projeto de lei ordinária nº 543/2023, de autoria do deputado Antonio Albuquerque (Republicanos), que inclui no calendário turístico e de eventos oficiais do Estado de Alagoas a Paixão de Cristo no morro santo da Massaranduba, no município de Arapiraca.
- Projeto de lei ordinária nº 439/2023, de autoria do deputado Alexandre Ayres (MDB), que autoriza o Poder Executivo a transformar em lei o programa Professor Mentor, Meu Projeto de Vida.
- Projeto de lei ordinária nº 55/2023, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), que dispõe sobre a instituição da Semana da Conscientização sobre ao Uso Adequado das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação.
Mais lidas
-
1DEFESA
Análise: Índia tem equipamentos mais eficientes do que caças Tejas Mk1A a oferecer ao Brasil
-
2FIM DE PAPO
CNJ divulga resultado final do concurso de cartórios em Alagoas
-
3OSCAR DO RÁDIO
Nova edição do Prêmio Radialista Odete Pacheco homenageia grandes comunicadores de Alagoas
-
4DEBATE
Terceira Guerra Mundial à vista?
-
5CORTE DE GASTOS
Corte de gastos na Defesa não afeta Lula, pois militares têm 'gordura' para queimar, diz analista