Alagoas

Governador anuncia edital com 100 vagas para o programa de intercâmbio “Daqui pra o Mundo”

Severino Carvalho 21/10/2024
Governador anuncia edital com 100 vagas para o programa de intercâmbio “Daqui pra o Mundo”



O governador Paulo Dantas anunciou, nesta segunda-feira (21), o lançamento do edital que versa sobre a segunda edição do programa de intercâmbio “Daqui pra o Mundo”. O anúncio foi feito durante o 6º encontro com gestores e estudantes gremistas de cinco escolas estaduais, no Museu Palácio Floriano Peixoto.

 

De acordo com o governador, o edital será publicado nesta terça-feira (22) no Diário Oficial do Estado de Alagoas com uma novidade: a ampliação de 50 para 100 vagas.

 

“Em maio, nós estávamos em Londres, lá na Inglaterra, com 50 alunos. E o nosso compromisso é ampliarmos de 50 para 100, nesse segundo edital; de 100 para 150, no terceiro; e de 150 para 200, no quarto. Está tudo pronto e amanhã o edital estará publicado no Diário Oficial do Estado. O programa ‘Daqui pra o Mundo’ é uma realidade e agora é ampliar”, declarou Paulo Dantas.

 

Idealizado pelo governador e instituído por meio da Lei nº 8.783, de 22 dezembro de 2022, o “Daqui pra o Mundo” busca fomentar o protagonismo juvenil, contribuindo para a preparação da vida em sociedade e mercado de trabalho, bem como para a ampliação do conhecimento acadêmico e do repertório cultural.

 

O programa visa também estimular os estudantes a serem bilíngues. Ele consiste na oferta de bolsas de intercâmbio a alunos do ensino médio da rede pública estadual, para que estes possam fazer cursos de idiomas ou profissionalizantes.

 

A participação se dá por meio de processo seletivo conduzido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), mobilizando estudantes regularmente matriculados no ensino médio das escolas estaduais, todos com pelo menos 14 anos de idade (completados até a data da viagem) e frequência escolar mínima de 75%.

 

ESCOLAS DO INTERIOR

 

Participaram, da reunião com o governador, 49 estudantes gremistas e gestores de cinco escolas da rede estadual, sendo três de Maceió, uma de Rio Largo e outra do Pilar. Foi a primeira vez que alunos de unidades de ensino do interior participaram do encontro. O próximo vai acontecer em Arapiraca, até o início do próximo mês.

 

“Antes a gente estava fazendo (os encontros) só com as escolas da capital. Eram três a cada encontro com o governador. Ele pediu para ampliar, para trazer também as escolas do interior. Então a gente vai fazer o próximo encontro em Arapiraca, com o maior número possível de escolas”, revelou a titular da Seduc, Roseane Vasconcelos.

 

Esta foi a 6ª reunião entre estudantes, gestores e o governador, totalizando 20 escolas contempladas pela série de encontros propostos por Paulo Dantas para aproximar a gestão pública estadual da comunidade escolar, no sentido de debater projetos, programas e ações voltadas à melhoria contínua do processo de ensino e aprendizagem.

 

“A gente resolveu fazer esses encontros para deixar claro para toda a sociedade alagoana que a educação é uma pauta muito importante pra gente, uma pauta central. A proximidade, o diálogo, o gesto de ouvir vocês se tornam muito importantes para nós identificarmos quais são os problemas e para construirmos soluções em conjunto”, pontuou Paulo Dantas.

DEMANDAS

 

De acordo com a secretária de Governança Corporativa, Poliana Santana, das 85 demandas apresentadas até agora, 60 são de infraestrutura escolar, 16 pedagógicas, 2 de transporte e 7 de outras categorias.

 

“Do total, 83% já foram concluídas ou estão em andamento, 9% foram consideradas inviáveis e 8% estão em análise de viabilidade”, revelou Poliana Santana.

 

Sávio Luiz Lima da Silva, 17 anos, é presidente do Grêmio Estudantil Jovens Protagonistas da Escola Estadual de Oliveira e Silva, localizada em Pilar. Ele solicitou ao governador a cobertura da quadra poliesportiva e a criação de uma banda fanfarra na unidade de ensino.

 

“A gente fica meio refém do tempo. A última edição dos Jogos Internos foi paralisada por causa da chuva. Então essa é a nossa principal reivindicação. Mas a gente também tem um sonho de criar uma banda fanfarra na escola, já que é uma escola centenária. Então é um sonho criar uma banda fanfarra para representar a escola, não só no município, mas fora dele também”, argumentou o estudante.

 

Ele parabenizou o Governo do Estado pela iniciativa de ouvir os alunos e buscar resolver as pendências estruturais e pedagógicas das unidades de ensino.

 

“Eu acho que esse é um momento único, já que é a primeira vez que um Grêmio, lá da nossa escola, vem participar de um momento como esse, com o governador, para ser ouvido”, agradeceu.

 

Além da Oliveira e Silva, do Pilar, participaram do encontro os estudantes das escolas estaduais Professora Guiomar de Almeida, Manoel Simplício do Nascimento e Professor Eduardo Almeida da Silva, todas em Maceió; e da Professor Claudizete Lima Eleutério, em Rio Largo.