Alagoas

Corpo de Bombeiros atua em ocorrência de incêndio com ar-condicionado em Maceió

Alessandra Lima (sob supervisão) 18/10/2024
Corpo de Bombeiros atua em ocorrência de incêndio com ar-condicionado em Maceió



O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) atendeu, na madrugada dessa quinta-feira (17), a uma ocorrência de incêndio em um aparelho de ar-condicionado em um edifício localizado na rua São Francisco, no bairro Ouro Preto, em Maceió.

Ao chegar ao local, as guarnições verificaram que as chamas já haviam sido controladas por um brigadista residente no prédio, que utilizou um extintor de incêndio para debelar o fogo. Na ocasião, as guarnições constataram que o sinistro se concentrou na caixa de um ar-condicionado.

As equipes operacionais prestaram orientações aos moradores para garantir a segurança, incluindo o desligamento de energia e gás, além da recomendação de manter as janelas abertas para facilitar a dispersão da fumaça que se acumulou no ambiente.

Um homem de 52 anos, portador de cardiopatia, e uma mulher de 51 anos, que apresentava tosse devido à inalação de fumaça foram atendidos no local. Ambos receberam atendimento pré-hospitalar e foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro Jacintinho.

A operação envolveu dez militares e o uso de três viaturas: uma de auto resgate, uma de auto salvamento e uma de auto busca e salvamento. A ocorrência destaca a importância do trabalho rápido e eficiente do brigadista, que são profissionais  treinados para prevenir, combater e controlar incêndios. Eles ainda podem realizar evacuações e prestar primeiros socorros, sendo fundamentais em situações de emergências até a chegada do serviço especializado, como nessa situação, onde a ação de um brigadista capacitado impediu a propagação do incêndio e contribuiu para a segurança dos moradores.

Como proceder

Em caso de incêndio em prédios, é essencial manter a calma. Primeiro, ligue para o Corpo de Bombeiros através do número de emergência 193 e informe a localização exata da ocorrência, bem como a gravidade do incêndio. Evite usar elevadores, o indicado utilizar a rota de fuga e descer  pelas escadas de emergência com calma e, se necessário, ajudando outras pessoas. 

Ao sair do local atingido pelas chamas, feche as portas para retardar o avanço do fogo. Também é essencial se proteger da fumaça, em situações em que não há a possibilidade de sair do local, a orientação é que os populares cubram o nariz e a boca com um pano, de preferência molhado, e se possível, mantenha-se próximo ao chão, onde a concentração de fumaça é menor. Quando a saída do local for possível, procure um ambiente seguro e aguarde a chegada dos bombeiros.