Geral

Taylor Swift, Scarlett Johansson e mais: lista aponta os 10 artistas mais usados para golpes online em 2024

Empresa de segurança de computadores McAfee divulgou levantamento com os nomes norte-americanos famosos mais usados por hackers e golpistas

Agência O Globo - 08/10/2024
Taylor Swift, Scarlett Johansson e mais: lista aponta os 10 artistas mais usados para golpes online em 2024
Taylor Swift, Scarlett Johansson e mais: lista aponta os 10 artistas mais usados para golpes online em 2024 - Foto: Reprodução / Instagram

Infelizmente, é comum ver no ambiente virtual o nome e a imagem de celebridades sendo usados para aplicar golpes. A empresa de segurança de computadores McAfee faz uma lista todos os anos com os famosos que mais são vítimas dessa prática, ou seja, artistas cujos nomes são os mais usados naquele ano em golpes online.

Bruno Mars comemora 39 anos com parabéns em português e boné do Brasil em hotel

Bateria universitária brasileira aparece creditada em nova música do Coldplay: 'Oportunidade única'

De acordo com o portal internacional "The Hollywood Reporter", as imagens dessas celebridades estão sendo usadas indevidamente para esquemas fraudulentos que envolvem venda de downloads de filmes e músicas, investimentos, ingressos para shows de alta demanda e até para a obtenção de informações bancárias sobre um fã.

Entre os nomes divulgados pela empresa na lista de 2024, tem 10 personalidade da música, da atuação e mais áreas, todas norte-americanas. Essas celebridades tiveram suas imagens utilizadas por Inteligência Artificial sem autorização e seus nomes associados em golpes de produtos e serviços falsos. Confira os nomes!

1. Scarlett Johansson (atriz)

De acordo com a pesquisa, o nome e a imagem de Scarlett foram os mais usados ​​sem permissão para anúncios e patrocínios.

2. Kylie Jenner (empresária)

O nome da influenciadora e empresária, diz a pesquisa, foi usado sem permissão para golpes de brindes nas redes sociais, além de produtos e sites falsos da Kylie Cosmetics, sua marca.

3. Taylor Swift (cantora)

A empresa aponta que os nome e a imagem de Taylor foram usados sem permissão para apoio político, golpes de ingressos e de distribuição de produtos, bem como para desinformação.

4. Anya Taylor-Joy (atriz)

A lista da McAfee traz que o nome e a conta da atriz foram usados indevidamente para golpe de doação e para espalhar informações erradas.

5. Tom Hanks (ator)

O nome do ator foi usado sem permissão para promover "curas milagrosas e medicamentos milagrosos", diz o levantamento.

6. Sabrina Carpenter (cantora)

Seu nome e imagem, diz a empresa, também foram indevidamente usados em golpes de venda de ingressos falsos e para anunciar aplicativo para criação de imagens sexualmente explícitas.

7. Sydney Sweeney (atriz)

O nome da atriz foi usado sem permissão para aplicação de golpe de criptomoedas, diz a lista.

8. Blake Lively (atriz)

A empresa aponta que a imagem da atriz foi yusada sem permissão em golpe de goma de mascar para perda de peso

9. Johnny Depp (ator)

A imagem do ator foi indevidamente usada para aplicação de golpes de doações, criptomoedas e arrecadação de fundos, segundo a empresa.

10. Addison Rae (atriz)

O levantamento, por fim, traz que a imagem de Addison foi usada sem permissão para patrocínios falsos, brindes e golpes de criptomoedas.