Alagoas

Casal migra três estações da Bacia Leiteira para Mercado Livre de Energia

Ascom Casal 03/10/2024
Casal migra três estações da Bacia Leiteira para Mercado Livre de Energia



A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) deu mais um passo para a migração de suas estações do Mercado Cativo para o Mercado Livre de Energia. É que a Empresa, visando a redução de gastos com o insumo, bem como seu equilíbrio financeiro, publicou, na sexta-feira (27/09), no Diário Oficial de Alagoas, e em seu site institucional (clique aqui), o edital da Licitação Eletrônica Nº 18/2024.



Segundo a vice-presidente Operacional da Casal, Laura Petri, a transição prevista nesse edital contemplará três estações do Sistema Coletivo da Bacia Leiteira: a captação e a elevatória 01, ambas em Pão de Açúcar; e a elevatória 02, em São José da Tapera. Nelas, a migração para o Mercado Livre proporcionará reduções de gastos com eletricidade estimados em, no mínimo, 20% quando comparados aos valores praticados pelo Mercado Cativo.



“A Casal atua de acordo com a Lei Nº 13.303/2016 e com seu Regulamento Interno de Licitações, Contratos e Convênios para adquirir 4,18MW (Megawatts) médios de energia com comercializadores do insumo. A economia gerada para a empresa será então reinvestida para melhorar sua realidade operacional, seja com reformas, treinamento do pessoal ou aquisição de equipamentos”, informou Petri.



Já o superintendente de Eficiência Energética e Operacional da Companhia, Wolffgang Amadeu, informou que a licitação está marcada para ocorrer no dia 30 de outubro de 2024, com início às 9h. O critério de julgamento será o menor preço. E, considerando o pleno desenvolvimento do processo, a migração para o Mercado Livre deverá ocorrer a partir de março de 2025.



“O valor de 4,18MW refere-se à capacidade instalada (motobombas) para as três unidades proponentes à migração, com isso a Casal irá adquirir no Mercado Livre de Energia cerca de 36 milhões de kWh/ano para estas 3 unidades componentes do Sistema Coletivo da Bacia Leiteira Alagoana”, esclareceu o superintendente.



Casal e Mercado Livre de Energia



No ano de 2023, a Casal se tornou a primeira estatal alagoana a migrar para o Mercado Livre de Energia. A mudança entrou em vigor em 2024 e foca não apenas na eficiência econômica, mas também em melhorias nos serviços oferecidos pela empresa.



Na ocasião, o contrato firmado com a Urca Energia, empresa que assinou contrato com a Companhia estatal em 2023, determinou a transição de 23 unidades consumidoras da Casal para o novo modelo. A captação do Sistema Pratagy, em Maceió, é uma delas. A vice-presidente Operacional da Casal, Laura Petri, ressaltou que as empresas de saneamento vêm ampliando a participação no Mercado Livre de Energia, em busca de eficiência operacional e maior produtividade.



“Aqui na Casal, utilizamos toda a nossa capacidade técnica para garantir que, com a economia de energia, possamos ampliar os investimentos e otimizar nossos serviços, tão importantes para o desenvolvimento do Estado”, pontuou a gestora.